Irlanda?

Nossa aventura por mais incrível que pareça começa nesse video

Kkkkk Cruzeiro, que negócio é esse?
Palma, palma não criemos pânico.

O Cruzeiro depois de ser vice campeão da Taça Libertadores da América em 2009, passava por maus bocados na Brasileirão daquele ano. Chegou a estar perto da zona de rebaixamento para a Série-B, mais numa arrancada espetacular conseguiu sua classificação para a próxima edição da libertadores nos últimos minutos com o gol de Kleber que voltava de uma longa recuperação de cirurgia e entrou para decidir o jogo.

– A tá gol do kleber, classificado para a Libertadores 2010, mais é a Irlanda onde entra nessa história?
– Calma José… to chegando lá.

Ora pois….. Esse jogo contra o santos foi no inicio de dezembro de 2009, por volta do dia 28 daquele mês lá estava eu acessando a comunidade CRUZEIRO ESPORTE CLUBE no orkut.

O orkut é mesmo um mundo a parte dentro da internet, vi o tópico: CARAVANA RUMO A POTOSÍ – CRUZEIRO PRÉ-LIBERTADORES…. Entrei vi umas informações muito bacanas a respeito de uma torcida que esta fazendo uma excursão pra Bolívia para o primeiro jogo do Cruzeiro na pré-libertadores 2010, pois bem, liguei pra mil pessoas da torcida. Tirei muitas duvidas, visitei sites sobre mochilão e decidimos por nos arriscar nesse aventura.

Liguei pra Stéfane:

– Amor, tem um pessoal de BH organizando uma caravana pra Bolívia pro jogo do Cruzeiro, vamos gastar mais ou menos uns R$ 700,00 cada um pra uns 10 dias de viagem, o que você acha?
– Uai……… to dentro.
– Serio!
– Na hora, é bem barato em….. procure saber como vai ser, se o pessoal for legal eu topo.

Liguei pro cara e já reservei….. alguns dias depois fizemos o deposito e já começamos a procurar as informações sobre clima, comida, transporte etc.

Menos de um mês depois já estávamos viajando e ônibus, trem, taxi e avião durante 10 dias pela Bolívia. Nessa viajem tivemos nosso primeiro contato com pessoas e uma cultura de outro pais, como empreendedor potencializei várias oportunidades de negócios em todas as cidades que passamos. Mesmo sendo um pais extremamente pobre existem várias nichos a serem explorados por lá além da cultura que é espetacular em todos os sentidos. tantos pelas pessoas que são muito simpáticas, pelas construções, pela natureza e principalmente pelo ambiente inexplorado.

Chegando dessa viagem já viemos com uma idéia de fazer intercâmbio porque nossos olhos se abriram pra um admirável mundo novo, um mundo de desafios e oportunidades. Entendemos que o mundo em que vivemos, no caso Patos de Minas é apenas uma parte de um conjunto de situações que podem acontecer na vida de uma pessoa. Sentimos a vontade de partir para outros mares e conhecer novas cidades, novas pessoas, novas situações e acima de tudo experiência de vida. Estar dentro da chamada “zona de conforto” as vezes nos deixam de olhos vendados para o mundo e continuamos naquela vidinha de sempre. Trabalho, casa, baladinha final de semana e só. Decidimos por procurar opções e condições para fazer um intercâmbio desde então.

Em fevereiro de 2010 começamos a pesquisa e nossa primeira opção era Londres pelo tamanho da cidade e por ter um contato muito próximo que reside a vários anos por lá. Ficamos de fevereiro planejando pra Londres entretanto em conversa com várias pessoas e as recentes mudanças na lei de imigração do reino unido nosso plano de Londres foi pro saco. Hoje é impossível estudar e trabalhar legalmente na Inglaterra já que os estudantes só podem trabalhar 10 horas semanalmente, horas estas que não são suficientes nem para pagar o aluguel. Após de desistência de Londres recebi várias indicações para Dublin, Irlanda. Até então como a maioria das pessoas só conhecia o pais verde por causa da banda U2. Por ser um pais praticamente neutro em questões de guerras e conflitos mundiais a Irlanda não figura na mídia e não fica na memória do brasileiro. Mais nem tudo esta perdido, graças a internet e as redes sociais em pouco mais de 20 dias já tínhamos tudo que era necessário para um intercâmbio na Irlanda. A quantidade de informação sobre a Irlanda até chamou atenção já que sobre Londres as pessoas quase sempre não davam muitas pistas e aquela “moral” em conversas no orkut. Já nas comunidades sobre a ilha da esmeralda existem muitas pessoas que dedicam seu tempo livre a ajudar e tirar duvidas nas redes sociais.

O que mais nos chamou atenção para a Irlanda, claro são as regras imigratórias facilitadas e de os cursos de custo médio. Esses aspectos não acontecem na Inglaterra que esta fechando o cerco numa verdadeira varredura no pais contra imigrantes não europeus. A facilidade das regras de imigração aliada aos cursos de custo médio, e a gama de informações foram decisivos para a escolha da ilha da esmeralda como lar por alguns meses.

A partir da decisão do pais partimos para o planejamento que durou mais quase 5 meses, foram mais de 100 e-mails, 120 pessoas adicionadas no msn, umas 80 no orkut e outras redes sociais e contato com 15 agências até que no inicio de dezembro finalizamos o planejamento a partimos para a prática.

16 comentários sobre “Irlanda?

  1. Olá Danu, obrigado pelo carinho sobre o blog. É sempre um prazer poder ajudar de alguma maneira.

    Estudar um pouco antes do intercâmbio é legal pra você não chegar no zero. Tem como ir no zero mas o processo de adaptação demora um pouco mais. Chegando com pelo menos um nível básico tudo vai se desenrolar rapidinho.

    Para o curso de 6 meses você precisa levar 3 mil euros para comprovar na imigração. Esse valor é suficiente para se manter por 5 ou 6 meses, dependendo do seu ritmo de vida. Se você economizar e tiver foco certamente conseguira se manter por 5 meses no mínimo. O curso de 6 meses dá direito ao visto de 1 ano então depois desse período você poderá comprar um novo curso recebendo um novo visto de 1 ano. Você pode ficar 3 anos como estudante de inglês comprando o curso dessa forma. Os valores dependem muito de cada escola mas sempre tem um valor menor do que o primeiro curso. Continue planejando que vai dar tudo certo. Qualquer duvida me retorne.

  2. Olá André oi Stefane,

    Esse blog é sensacional, parabéns a vocês!

    Estou cada vez mais convencida de que devo embracar em um intercâmbio para a Irlanda.

    Estou estudando Inglês e pretendo ir em 2016, tenho um inglês muito básico e confesso ter medo de não conseguir “me virar” sozinha.

    Também tenho receio quanto ao trabalho, como vocês manteram as despesas antes de conseguir um emprego? Demorou muito para conseguirem? O Visto precisa ser renovado caso fiquem por 1 ano e não seis meses? Quanto custa?

    Grande Abraço!

  3. Olá Vânia,

    Vocês podem ficar pra sempre desde que consigam um visto de trabalho. Esse é o único caminho nesse caso porque o outro é casando com um Irish ehhehe

    Abraços

  4. Olá!

    Eu e meu noivo tb temos interesse de morar na Irlanda, mas definitivamente. Vc acha isso possível? Se sim, oq devemos fazer?

    Obrigada!

  5. Ola Cristina, voce nao precisa fazer nenhum curso antes de vir. Claro se voce tiver tempo compensa para nao chegar aqui com ingles zero mais se nao e principalmente se for muito caro por ai dai e vir e entrar na turma introdutoria mesmo. Esse e o processo normal pra todo mundo ja que voce nao precisa fazer nenhum teste antes de vir.

    Voce pode ficar na Irlanda ate 3 anos com o visto de estudante, depois tem ainda 4 anos mais tem que ser com faculdade ou cursos superiores.

    Estou com saudade ja da minha queria patos de minas … principalmente do clima quente mais e a vida… vou entrar em contato por email pra agente conversar.

  6. Caramba! Isso sim é que é vida! Mas André, tenho vontade de aprender a falar inglês, mas ainda nao sei nada. Tenho que fazer um curso aqui primeiro para depois eu poder ir ou já posso ir e aprender ai? E outra coisa, se eu for e gostar tenho como ficar mais tempo ai legalmente?
    Estive em Patos de Minas no último feriado! A cidade está linda como sempre!
    Abraço para você e Stefane!

  7. Olá Carolina, os Flats/Studio custam em média 500 euros. Existem alguns mais baratos um pouco ou mais caros, tudo vai depender daquilo que voces procuram e principalmente querem pagar. Um bom Studio com mais espaço geralmente sai na faixo dos 500 – 600. Tudo depende da região, qualidade do prédio, se é novo, tudo elétrico. Sempre é bom dar uma olhada antes de vir pra Irlanda entretanto vocês só terão condições mesmo de decidir depois que desembarcarem em Dublin.

    Abraços

  8. Olá, Boa noite!
    Conheci o blog de vocês atraves do e-dublin e era tudo o que eu precisava! hahaha
    Eu e meu namorado estamos com viajem marcada para Dublin, vamos no meio de agosto. E tenho algumas duvidas ainda…
    Pretendemos alugar um Flat/studio enfim, um lugar que não “precisariamos” dividir com ninguem. E eu estou muito confusa em relação a valores desses alugueis. se puderes me dizer uma média de valores do aluguel desses flats/studios … e mais ou menos o custo de alugar um quarto, dividindo uma casa com outras pessoas.
    Assim que surgirem mais duvidas, entro em contato denovo. aguardo a resposta! 😀 Obrigada.

  9. Olá meu amigo, estou a disposição. Vamos lá:

    –>conseguiria um aprimoramento razoável do meu inglês?

    1 mês realmente é um tempo curso mais suficiente para você aprender muita coisa. Claro tem que ter um plano de estudo, fazer um ciclo de amizades com pessoas de outras nacionalidades e “pular” de cabeça na cultura irlandesa. Tudo depende de você.

    –>alguma escola que você possa me indicar?

    Estudo e trabalho aqui na escola NED. Eu gosto muito e até indicava os alunos mesmo antes de inciar meu trabalho aqui porque gosto do lugar, fui muito bem recebido e principalmente auxiliado no inicio da minha jornada quando tive várias problemas aqui na Irlanda. Gosto muito das aulas tambem onde temos 2 professores por turma, uma didática bacana. Desenvolvi muito meu inglês aqui e estou satisfeito com o que vejo.

    –>na maioria das coisas que pesquisei os dados são fornecidos para seis meses ou um ano e queria um estimativa de gastos apenas para um mês…você tem como me dar uma base?

    Claro, vou enviar pra você uma proposta por e-mail.

    –>queria na medida do possível fazer algumas viagens pra conhecer outros lugares(em especial barcelona) então gostaria se saber sobre gastos nessa viagem pelo menos.

    Viajar aqui é muito barato, pra barcelona você indo pela Ryanair http://www.ryanair.com/ie você pegar muito barato, e por la as coisas são muito baratas também. Tenho varias alunos que viajam pra todo lado aqui e sempre estamos juntos planejando as coisas, reservando hostel etc etc…. voce pode ter uma ideia dos valores de hotel no site http://www.hostelworld.com/.

    Vou entrar em contato por e-mail para conversarmos.

  10. Olá André…gostaria de tirar algumas dúvidas contigo assim que possível.To planejando ir pra Dublin no começinho de julho e ficar por ai um mês,fazendo um curso com essa duração de ingles.Acho que o tempo não é o aconselhável mas na medida do possível gostaria de saber algumas coisas do tipo…

    –>conseguiria um aprimoramento razoável do meu inglês?
    –>alguma escola que você possa me indicar?
    –>na maioria das coisas que pesquisei os dados são fornecidos para seis meses ou um ano e queria um estimativa de gastos apenas para um mês…você tem como me dar uma base?
    –>queria na medida do possível fazer algumas viagens pra conhecer outros lugares(em especial barcelona) então gostaria se saber sobre gastos nessa viagem pelo menos.

    Desde já grato pela ajuda…

  11. Ola meu amigo, estamos de volta….

    Vou te responder pelo email ok…

    Abraços

  12. Ola André e Stefane,

    Não sei se você pode me ajudar com algumas dúvidas,
    bom eu tenho planos de morar definitivamente na Irlanda, não apenas ir pra fazer um curso ou conhecer o país.

    Gostaria de saber se isso pode acontecer?
    Você sabe se é possível conseguir ficar no pais legalmente morando la?

    agradeço desde ja

    gostaria que você responda no email: leandrogms@gmail.com

  13. Obrigado Rafael, vamos continuar nossa conversa pelo facebook…. estou a disposição pra te ajudar.

  14. Esse texto era tudo o que eu precisava ler pra me convencer de vez de que eu devo fazer um intercâmbio na Irlanda. Ótimo texto, André! E muito legal o teu blog.

  15. OI Celso tudo bem, cara pode me mandar um email que respondo assim que der meu velho. Na medida do possivel estamos aqui pra ajudar. Qualquer duvida é so falar que vejo pra vc.

    Abraços

    André

  16. Ola André e Stefane,

    Gostaria de saber informações a respeito de intercâmbio na Irlanda.
    Estava olhando o blog de vocês e acredito que podem tirar muitas dúvidas minhas e da Cícera.
    Somos de SP, namoramos há algum tempo, nos formamos no final deste ano e gostariamos de partir para a Irlanda logo após a formatura.
    Assim como vocês, iria para Londres, após recomendações e indicações para a Irlanda, começei a pesquisar a respeito e ecnontrei vocês. De início, pensamos em ir pela agência, talvez a Cícera como AuPair e eu na luta mesmo, além de estudar.
    Queria saber a respeito e a opnião de vocês. Nosso msn é: juniorcelso@hotmail.com / ceci_welenyde@hotmail.com SKYPE: nor.celsojunior / cicera.welenyde

    Um abraço a voces e parabens pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s