Como planejar um mochilão. Dicas, roteiros, passagem, hostel, atrações e muito mais #3

Deixe um comentário Padrão

Seguindo nossa série de matérias sobre mochilão chegamos no transporte. Essa parte exige muita pesquisa e planejando como em todos os passos dessa aventura. Com o oferecimento da Agência Intercâmbio para Brasileiros começamos pelas cidades e países. Definimos mais ou menos quantos dias em cada lugar e também pesquisamos sobre acomodação. Agora chegou aquela parte que dá medo e vai ter um impacto maior no bolso, ou não. Tudo vai depende de como você pretende fazer o roteiro, quais as cidades, época do ano e  também tempo para pesquisar. Quando falo pesquisar não estou querendo dizer necessariamente na forma de transporte ou empresa que você vai usar, mas sim quais os dias você vai viajar. Para exemplificar vamos definir visitar nas cidades A, B e C. De uma forma geral pode-se entender que vamos fazer o trecho A, B e C em seqüência mas o valor pode cair muito se escolhermos fazer C, A e B ou B, C e A. Os valores podem mudar de uma semana para outra então vamos pesquisar.

Cheap-Flights-to-Europe-Planes-big

Tipos de transporte: Dentro de um mochilão você deve considerar todos os meios de transportes possíveis. Na minha experiência pela Europa sempre escolhi avião porque o meu tempo era corrido. As vezes algumas pessoas optam por ônibus por ser mais barato só que você irá perder muito tempo na estrada e principalmente terá um cansaço maior. Alguns trechos de ônibus são inevitáveis como entre Bruxelas e Amsterdam, Jerusalém e Eilat. Dentro da Itália também as viagens de trem ficam muito mais baratas que avião. Alugar um carro também pode ser uma ótima pedida em alguns países. Assim como na pesquisa por atrações é possível encontrar muitas informações sobre o transporte entre cidades pesquisando no google com termos correspondentes; Como ir de Florença para Pisa. Como ir de Lisboa para Fátima e assim por diante.

Empresas aéreas: No primeiro momento você pode pensar logo na Ryanair e isso esta correto, entretanto tenha também outras opções e não fique preso em apenas uma empresa aérea. Basicamente dentro da Europa eu usei a querida Ryanair e também a Easyjet. Usei também a Arkia no trecho entre Eilat até Tel Aviv. A também Irlandesa Aer Lingus pode ser uma opção para alguns destinos como voar direto de Dublin para Amsterdam. Eles tem um preço maior mas em tempos de promoção surgem tarifas boas. Se você tem em mente roteiros não tradicionais ou tem duvidas sobre as empresas que fazem certas cidades é possível fazer uma busca geral usando o site www.skyscanner.com.br . Ele faz uma busca usando todas as empresas aéreas disponíveis naquela região e depois você pode comparar o valor da tarifa direto no site de cada uma. Foi numa dessas buscas que eu montei um roteiro pelo leste europeu e descobri uma tarifa de 120 euros ida e volta para Dubai de pela Wizzair. Esse roteiro não saiu do papel (por enquanto).

Trem, ônibus e táxi: Dentro da Itália, o trem é uma ótima opção. Além de ser uma experiência muito legal é barato e serve quase todas as cidades do país da bota. A malha ferroviária da Itália dá inveja a qualquer país e vale a pena ser pesquisada. No meu primeiro mochilão cheguei em Milão vindo de Marraquexe e depois foi tudo de trem. Milão > Verona > Veneza > Florença > Pisa > Roma. Consegui alguns trechos por 9 euros (janeiro 2013) pela Trenitalia. Consulte horários diferentes porque os valores mudam do período da manhã para noite. Na minha segunda vez quando viajei com minha mãe foi de Veneza pra Roma também de trem porque o valor estava infinitamente menor que o avião. Alguns trechos também podem ser feito de ônibus como citei acima mas eu sempre descartei essa opção pelo tempo e desgaste. A condição física durante esse aventura é muito importante então mesmo que o ônibus for um pouco mais barato que trem ou avião sempre escolho o mais rápido. Em alguns trechos só dá pra fazer de taxi como entre a fronteira de Israel e Jordânia até Petra (Jordânia). Até existe um ônibus local mas sem horários e informações concretas então o taxi é a única saída. Já fui com o pensamento de valores altos porque sabia que a moeda da Jordânia vale mais que o Euro. São 45 minutos de viagem mas para minha surpresa o valor foi muito baixo, 30 euros para 3 pessoas… A Jordânia é um país muito barato (falarei em breve). Pegar um taxi numa cidade desconhecida é complicado então pesquise muito antes de viajar e  sempre procure pelos veículos identificados com adesivos etc.

Tranquilo, só seguir em frente kkkkk (Fronteira Israel e Jordânia)

Transporte dentro das cidades: Muitos roteiros pelas cidades exigem uma caminhada para dar certo. Eu adoraria fazer sempre isso só que o tempo voa dentro do mochilão e mais do que nunca tempo é dinheiro. Eu sempre escolho o metrô por ser mais rápido e pela facilidade na maioria das capitais Européias. Ônibus pode ser útil mas apenas em alguns casos. Dentro das suas pesquisas tenha em mente esse gasto e procure sempre pelo ticket day pass ou para dias simultâneos. Em algumas cidades o bilhete é de uso ilimitado, outras diário ou por unidades apenas. Pesquise na internet sobre esses valores porque eles vão fazer a diferença no valor final do mochilão. Cada cidade tem uma dinâmica diferente, cada região merece um carinho então treine as pernas mas também tenha uma consciência de que muito tempo andando por significar atrações a menos no final.

Tranquilo achar pra onde vamos. Trem em Jerusalém.

Transporte do aeroporto até o centro (acomodação): Empresas  Low cost não voam para os aeroportos principais e você certamente vai aterrizar em outro aeroporto distante da cidade escolhida. O exemplo mais clássico disso é Paris onde A Ryanair saindo de Dublin vai para Beauvais mesmo mostrando no site Paris. Muitas vezes o bilhete de Dublin para Paris (Beauvais) custa 10, 15 euros (2013, 2014) mas o ônibus para o centro de Paris custa mais 16 euros.

Perdeu alguma parte dessa série? Parte I, Parte II

Links Úteis:

http://www.skyscanner.com.br
http://www.ryanair.com
http://www.aerlingus.com
http://www.arkia.com
http://www.easyjet.com
http://wizzair.com
http://www.trenitalia.com
http://www.terravision.eu/
http://www.egged.co.il
http://www.aeroportbeauvais.com

Esse série de matérias sobre mochilão é um oferecimento da Intercâmbio para Brasileiros.

www.intercambiopb.com
www.facebook.com/IntercambioPB
contato@intercambiopb.com

Solicite um orçamento no site ou venha nos visitar em uma das nossas unidades.

Livreto-IntercâmbioPB-1-2São Paulo:
Rua Paulo Orozimbo, 957
Aclimação
(11) 3207-6842

Porto Alegre:
Travessa do Carmo, Número 22
Bairro Cidade Baixa
(51) 3434-0461

Dublin:
119 Capel Street – Dublin 1
3rd Floor, Capel Chambers, Dublin – Irlanda
europa@intercambiopb.com
Telefone: +353 (0) 89 979 8752

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s