Hoje é um dia histórico na Escócia

Deixe um comentário Padrão

Fazer um intercâmbio na Irlanda é algo muito grandioso porque além de estudar o necessário inglês temos oportunidades únicas de conhecer países, historias, lendas e povos daquela região. Depois de um tempo vivendo com esses povos você começa a ter os mesmos sentimentos deles. A história da Irlanda é muito complicada em sua relação com a Inglaterra. Essa relação de ódio esta perdendo força com as novas gerações mas um passado repleto de mortes, guerras, sanções e principalmente crueldades não pode ser esquecido. Depois de alguns meses na Irlanda você já começa a sentir essa indiferença que é quase a mesma coisa que sentimos em relação aos Argentinos. Tecnicamente todo Brazuca não gosta dos vizinhos mas ninguém sabe explicar porque.

Somente em 1921 depois de mais de 7 séculos conturbados nessa relação é que a Irlanda conseguiu sua independência. Apesar de ter perdido parte de suas terras a nação seguiu seu caminho e hoje tem uma relação próxima por causa do comercio e outros tantos fatores.

Na Escócia a situação foi diferente onde a independência não veio mas sim aconteceu uma fusão de terras criando o Reino Unido juntamente com o País de Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra. As ligações entre Escócia a terra da Rainha são muito fortes por inúmeros motivos. Essa relação pode ter um fim hoje com um referendo que acontece nesse momento e propõe a inteira separação do bloco. Essa mudança seria algo sem precedentes na historia daquela região mudando os livros de historia para sempre.

Ao visitar a Escócia é possível ver a forte relação entre os dois países com símbolos da realiza britânica, monumentos, museus, nomes de ruas etc. O clima é muito diferente da Irlanda onde as pessoas não gostam mesmo da Rainha mas na Escócia pelo que percebi eles gostam de fazer parte desse contexto.  Bem, pelo menos uma parte das pessoas porque o movimento separatista começou fraco e com o tempo foi juntando forças até chegar a marca de 52% das intenções de votos na consultar popular de hoje. Os últimos números de pesquisas mostram empate e o resultado virou um suspense.

Caso o país realmente escolha ser independente várias alterações vão acontecer no setor comercial, moeda, tratados, bandeira entre outras dezenas de coisas. É uma situação muito importante não só para a Escócia mas para todo o mundo. A Inglaterra vem perdendo suas “colônias”ao longo dos tempo e isso pode trazer mudanças profundas na economia Britânica.

Um fato interessante é que se mesmo que o SIM venha a ser escolhido pela população a Rainha da Inglaterra segue como peça importante na Escócia. Existem tratados que são selados antes da total independência e claro eles não vão apenas sair de lá. A própria rainha tem um castelo perto do centro onde vem passar alguns dias por ano entre dezenas de propriedades. Na Irlanda eu tive contato com algumas pessoas que fizeram intercâmbio na Austrália e eles me disseram que mesmo depois da independência a presença britânica segue em alguns setores com fortes influências. Se o SIM ganhar até mesmo a famosa bandeira do Reino Unido possivelmente irá mudar.  Ela existe desde 1801, é composta por três bandeiras de santos que representam três países: São Jorge (Inglaterra), que tem fundo branco e cruz em vermelho; Santo André (Escócia), com fundo azul e um “X” branco; e São Patrício (Irlanda), que é branca e tem um “X” em vermelho. Caso a Escócia deixe de pertencer ao Reino Unido, a bandeira perderia a cor azul e poderia ser modificada para contemplar as cores do País de Gales, que também pertence ao Reino Unido, mas não está representado na Union Jack que é o nome desse conjunto de cores e formas.

bandeirasru1Tudo isso é muito interessante e merece a atenção de todos. Ter feito parte desse contexto mesmo que por alguns dias é algo surpreendente que só quem passou por lá sabe. A mesma coisa aconteceu no recente conflito na Faixa de Gaza onde ver o sofrido povo palestino sendo massacrado foi triste. O intercâmbio é realmente algo magnifico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s