Como planejar um mochilão. Dicas, roteiros, passagem, hostel, atrações e muito mais …

Deixe um comentário Padrão

Sair pelo mundo só com uma mochila desbravando países, conhecendo pessoas e passando alguns apuros. Quem nunca teve essa vontade? Nem todo mundo tem esse espírito de desbravador que quer sair andando por ai se arriscando em cidades novas mas todo mundo tem pelo menos a vontade de conhecer Paris (ou não kk). Independente se você é mais sonhador ou conservador logo que escolher a Irlanda como destino do intercâmbio certamente vão começar os cálculos e também os planos para conhecer o mundo lá fora.

Pra onde Ir? (Foto do Mini Europe em Bruxelas)

Pra onde Ir? (Foto no Mini Europa em Bruxelas)

Você já viu falar na Ryanair? Uma das principais empresas low cost da Europa com destinos variados e tarifas atraentes. Quando defini que a Irlanda seria a minha casa durante um tempo logo conheci um site amarelo que dizia LOW COST. Com o inglês level -2 traduzi no google essa expressão e comecei a fazer planos mirabolantes. Naquela época ainda era possível comprar trechos por 1 euro, coisa que mudou com o tempo entretanto nada que desfizesse meus sonhos. Eu não tinha muita pretensão porque a grana era curta e ainda tinha que trabalhar para pagar toda a viagem que foi parcelada na cartão. Mesmo chegando na Irlanda com o propósito de pagar a viagem sempre tive a vontade de conhecer pelo menos um país. Com muito esforço consegui viajar por 15 países e ainda levar minha mãe numa dessa aventuras onde conhecemos lugares que era o sonho dela como o Vaticano, Jerusalém e Fátima em Portugal. Graças a Deus e ao intercâmbio. #thanksDublin #thanksIntercâmbio

Todo mundo pode viajar durante o intercâmbio na Irlanda. O que vai determinar quantos países e justamente o esforço pra conseguir um trabalho, muita dedicação e economia no dia a dia.

Vamos lá então falar do titulo desde material que vai ser dividido em partes afinal planejar um mochilão não é uma tarefa simples.

1) Determinar o tempo que você tem disponível:

Muita gente deixa pra viajar nos últimos meses do intercâmbio para poder ter mais tempo e essa pode ser uma boa ideia. Esse modelo é legal porque você pode resolver todos os seus problemas, passar a sua vaga de acomodação e deixar as suas coisas na casa de um amigo. Você não vai pagar o último aluguel e depois pode voltar um dia antes da viagem de regresso ao Brasil. Eu indico essa opção para quem vai fazer um curso mais curto porque o tempo em Dublin será pequeno e se você for viajar toda semana certamente terá um rendimento menor na escola. Se você vai para um curso maior certamente será possível fazer viagens sazonais e também viajar no final do visto. Claro, tudo depende de uma série de fatores como valores de passagens, clima, etc..

No primeiro ano quase todos os rendimentos estão comprometidos com as despesas na Irlanda, pagamento da viagem e ainda salvando recursos para uma possível renovação do visto. Como tudo era incerto não viajei nenhuma vez no primeiro ano. Tirando algumas cidades próximas a Dublin não sai da terra verde. Definir o tempo da viagem é uma coisa complicada porque quando você tem dinheiro você não tem tempo. Quando você tem tempo não se tem dinheiro. (Uma diferença de agora para 2011 é que na época cada pessoa precisava comprovar apenas 1000 euros. Não dava pra viajar logo de cara como acontece hoje usando os 3000 euros da comprovação).

2) Escolher os países:

Todo mundo tem vontade de conhecer o país X ou Y e nessa hora tudo deve ser colocado no papel. Procure países próximos porque vai facilitar o transporte. Se você tem um país longe do outro não tem problema mas procure aproveitar a localização porque por alguns euros a mais você conhece um lugar diferente. Faça uma lista grande e depois vá cortando alguns até ficar os que você realmente quer. Essa escolha preliminar vai ser importante no momento da compra do transporte. Somente lá é que você vai poder realmente definir 100% por onde você vai passar.

3) Quantos dias ficar em cada lugar:

Essa dúvida parece ser muito difícil mas na verdade não é. A primeira coisa que você precisar fazer para realmente definir quais os lugares que você vai e quanto tempo você ficar em cada um é conhecer o que tem pra fazer lá. Things to do in .. é o melhor início para fazer essa parte do planejamento. Procure conhecer os TOP 10 daquela cidade e quanto tempo se leva para fazer cada parte. Você deve fazer a busca em Inglês e Português .. Procure os links da segunda página do google. Não fique apenas nos links patrocinados e leia muito sobre cada lugar. Termos para ajudar na pesquisa.

– Things to Do in …
– Roteiro de 3 dias em … (ou mais dias)
– Top 10 free attractions in ..

Depois de uma pesquisa completa sobre cada lugar tudo ficará mais simples e você sentira a necessidade de ficar um tempo maior aqui ou ali e isso vai ajudar em todo o processo. Faça uma lista inicial com as datas e também as cidades que você pretende passar com as datas de chegada, dias livres e data de saída. Essa organização vai te dar uma noção de todo o planejamento. Cada pessoa tem uma necessidade e cada cidade tem uma quantidade X de lugares e coisas para fazer. Se você gosta de museus certamente vai precisar de mais dias em Paris. Se você quer apenas caminhar e conhecer a cidade não vai precisar de tantos dias assim. Não existe um numero ideal de dias em cada cidade porque depende do que você quer fazer.

Bem, nosso planejamento esta ficando bom e já temos as datas, algumas cidades e mais ou menos definidos os dias em cada lugar. Vá fazendo uma listagem de caneta mesmo pra você poder mudar, trocar, riscar e anotar todas as observações. Como disse no início fazer esse planejamento demora mas quanto mais dedicação melhores serão os resultados e mais barato tudo vai ficará. Se você fizer tudo correndo certamente vai gastar muito mais e assim perderá uma verba que pode ser suficiente para visitar outra cidade.

Modelo de planejamento com simulações. Esse foi o início do primeiro mochilão.

Modelo de planejamento com simulações. Esse foi o início do primeiro mochilão.

Pra montar um mochilão completo é necessário dedicação e pesquisa. Se você tiver alguma duvida pode perguntar que estou a disposição.

Esse série de matérias sobre mochilão é um oferecimento da Intercâmbio para Brasileiros.

www.intercambiopb.com
www.facebook.com/IntercambioPB
contato@intercambiopb.com

Solicite um orçamento no site ou venha nos visitar em uma das nossas unidades.

Livreto-IntercâmbioPB-1-2São Paulo:
Rua Paulo Orozimbo, 957
Aclimação
(11) 3207-6842

Porto Alegre:
Travessa do Carmo, Número 22
Bairro Cidade Baixa
(51) 3434-0461

Dublin:
119 Capel Street – Dublin 1
3rd Floor, Capel Chambers, Dublin – Irlanda
europa@intercambiopb.com
Telefone: +353 (0) 89 979 8752

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s