Tax free na Irlanda: como receber de volta parte dos impostos !

Comentários 2 Padrão

Quando viajamos para um país diferente sempre temos várias surpresas e várias delas podem ser boas. Você precisa estar sempre antenado em tudo, caso contrário perderá chances de trabalho, viagens e até mesmo de ter seu imposto de volta.

Na Irlanda não faltam programas de pontos, cartões de desconto, benefícios para estudantes e outras dezenas de formas de ir conseguindo vantagens ao longo do tempo. Dessas possibilidades a mais legal é o Tax Free. Esse é um beneficio que todos as pessoas não europeias tem. Sim, você tem vantagem por não ser Europeu.. uhuuu pelo menos nisso. 

 

Esse beneficio esta disponível em todas as compras que você realizar dentro da Irlanda ou países Europeus a menos de 3 meses antes do retorno ao Brasil. Para dar tudo certo é necessário entender como funciona e o que você deve fazer para reaver os preciosos euros que depois vão se tornar reais no seu cartão de credito, o que não é nada mal.

Bem, existem pelo menos 3 empresas que realizam esse serviço e cada uma trabalha de uma forma diferente. Vou destacar a minha experiência com a Tax Free Worldwide e Fexco. Assim que você compra qualquer produto é necessário solicitar o “tax free form” Ele pode ser feito de forma manual ou eletrônica mas deve ser solicitado no momento da compra. Nesse formulário a loja vai descrever o produto comprado, o valor e também o total que você irá receber. No caso da emissão eletrônica todos os valores são descritos no momento da compra e você já sai sabendo quanto vai receber de volta. Nas lojas credenciadas no Tax Free Worldwide esse é o processo e você irá receber o formulário junto com o comprovante da compra. Na Fexco o processo é diferente e você já tem descontado o valor dos impostos no momento da compra. Para ambas as empresas é necessário fazer alguns procedimentos para garantir a efetivação do beneficio.

Tax Free World Wide: Com o formulário da loja você precisa colocar os dados do seu cartão de crédito (do Brasil, internacional). O crédito do imposto será creditado no seu cartão entre 30 e 60 dias. Você deverá preencher todos os dados e depositar o envelope no local indicado dentro do aeroporto de Dublin. Meu processo foi pelo terminal 1 e não tinha atendimento apenas uma caixa tipo de correio. Dizem que no terminal 2 existem funcionários e as vezes é necessário mostrar os produtos comprados. Os comprovantes podem ser enviados pelo correio direto do país final dentro do prazo de 3 meses.

FEXCO: No momento da compra você recebe um cartão e logo em seguida deve fazer um cadastro no próprio site. Não é necessário enviar nenhum comprovante. O imposto já é descontado no momento da compra e você não terá nenhum credito posterior.

Formulário eletrônico

Formulário eletrônico

Detalhes importantes:

– As compras devem ser feitas no período máximo de 3 meses antes da viagem de saída da União Europeia.
– No caso da Tax Free Worldwide é bom enviar junto as cópias dos comprovantes de compra.
– As compras devem ser feitas no cartão de crédito do Brasil ou em dinheiro, não use o cartão da Irlanda. Me programei muito bem para conseguir aplicar todos os meus cupons e mesmo assim tive um contratempo. Uma funcionária da Argos me disse que compras no cartão do banco da Irlanda não são aceitas como Tax Free. Em outras lojas comprei e não tive problemas nesse sentido. Se você for comprar com o cartão do Brasil não se esqueça do IOF porque pode ser que o imposto seja maior do que o crédito que você tem direito a receber. Por precaução realizei todas as compras em dinheiro depois desse questionamento. De tudo que eu comprei somente na Conns Camera que foi pelo Fexco, processo mais simples e rápido. na Compra de uma Gopro 3+ black o total devolvido foi de 81,50 euros. Em todas as outras lojas o processo foi com o Tax Free Worldwide onde tive que preencher e depositar no aeroporto.
– Algumas pessoas aplicam para o formulário quando vão viajar pela Europa apenas não retornando ao Brasil. Dá pra fazer? sim claro ! Agora tem um problema porque as vezes a empresa entra em contato pedindo o certificado da escola e também o seu P60 que são indicativos de que você realmente está deixando a Irlanda. No meu caso eles pediram esses comprovantes mais a cópia da passagem. Eu vi falar uma história de que uma jovem Brasileira aplicou e recebeu o imposto de volta fazendo apenas uma viagem pela Europa. Depois voltou pra Dublin e seguiu sua vida normalmente movimentando a conta no banco, trabalhando etc. Não sei como mas o Tax descobriu e cobrou tudo de volta em seu cartão de crédito no Brasil ou seja, uma facada porque ainda tem o IOF. É verdade? Não sei … mas pode acontecer.
– Todos as aplicações entraram corretamente dentro de 45 dias depois.
– O valores a ser restituídos dependem de uma série de fatores e não é possível calcular antecipadamente.
– É possível fazer esse processo em outros países da União Europeia e deixar para depositar os comprovantes em Dublin no momento de regresso ao Brasil. Claro, dentro dos 3 meses.
– Irlandeses não podem fazer esse processo e quando comentamos eles ficam p… da vida. Eles não podem fazer no próprio país mas podem fazer em outros como Estados Unidos por exemplo.
– Você não recebe o imposto total de volta. A empresa intermediadora desse processo cobra uma taxa.

Se você fizer uma programação bem feita será possível receber uma bolada principalmente com eletrônicos porque o valor é sempre maior. Não deixe de pedir o formulário em pequenas compras também porque como diz aquele velho ditado: de grão em grão a galinha enche o papo. O bom é que esse dinheiro é como se fosse perdido então quando volta é uma maravilha kkk.

Links Úteis:

https://www.shoptaxfree.com
http://www.taxfreeworldwide.com/en/1-0.html
http://www.connscameras.ie
http://www.pcworld.ie
https://www.camera.ie
http://www.argos.ie

Anúncios

2 comentários sobre “Tax free na Irlanda: como receber de volta parte dos impostos !

  1. Olá Livia, obrigado pelo comentário.

    Bem, você vai precisar entrar em contato com a empresa para consultar sobre o seu processo. Procure pelo site e eles sempre tem um canal de contato porque pode ser que tenha faltado algum dado e eles não tenham conseguido fazer contato com você. Geralmente eles entram em contato por e-mail mas pode ter caído no SPAM ou alguma coisa assim… corra atras porque vale a pena.

    Sobre o TAX de trabalho você aplicou o P60? Antes de voltar ao Brasil você precisaria pegar o formulário na empresa e depois levar no office do tax. No formulário voce indicaria se quer receber de volta o valor na sua conta da Irlanda ou receber um cheque aqui mesmo no Brasil. Esse também você precisa entrar em contato por e-mail ou telefone para entender o que travou. Assim como no primeiro caso pode ter ficado faltando algum dado.

    Boa sorte.. qualquer coisa que precisa me avise.

    Abraços

  2. oi André!
    já tenho 2 anos no Brasil e ate hoje não recebi nenhum centavo de volta e fiz todo o processo no aeroporto antes do embarque de volta.O que poderá ter acontecido? Assim como o imposto do meu trabalho (trabalhava em hotel ) nunca consegui de volta e dei entrada td certinho por lá (300 eur ficou por la)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s