O que aconteceu com seus amigos no Brasil durante o intercâmbio?

Deixe um comentário Padrão

Já passamos por todas as fases do retorno ao Brasil depois de um longo intercâmbio fora do país. Hoje vou falar das pessoas, amigos e familiares. As mudanças que ocorreram e como eu me senti nesse encontro.

O ser humano tem um processo evolutivo e claro, isso não seria diferente com os meus amigos e familiares. Pessoas se casam, trocam de emprego, crescem profissionalmente, filhos chegam e infelizmente algumas morrem. Fiquei 3 anos em Dublin e nesse tempo muita coisa aconteceu. Sempre que ligava pra minha mãe ela me contava algumas novidades mas só fui perceber as mudanças quando cheguei. Como disse antes eu optei por ficar em casa nas primeiras semanas e só depois comecei algumas visitas.

Cheguei na minha cidade com um cronograma já definido porque depois de 4 semanas já deveria seguir meu caminho rumo à Sorocaba. Eu não esperava me sentir tão bem retornando as minhas raízes. Foi uma sensação indescritível poder estar em casa, andar pelas ruas do meu bairro e claro, rever amigos. Aos poucos fui encontrando o pessoal e por esse motivo tive que adiar a ida pra Sorocaba por mais 15 dias. Eu não sei explicar como foi esse sentimento mas nunca esquecerei. Viver fora é muito bom mas quando votamos tudo é tão intenso, tão legal.. só quem passa por isso sabe o que estou dizendo.

Um fato é certo, todo mundo evoluiu, todo mundo seguiu a vida durante os 3 anos que estive fora. Como já estou na casa dos 30 vários se casaram, alguns tiveram filhos lindos, compraram suas casas. crescerem profissionalmente etc.  De uma forma geral foi um processo simples mas a sensação que fica é que visitei todo mundo a 3 anos atrás, fechei a porta e voltei um dia depois e vi as crianças correndo, as casas novas, os empregos diferentes etc… Por mais que já soubesse de quase tudo através do facebook, foi um choque ver tudo isso com os meus olhos. Ao mesmo tempo que tive uma experiência sem precedentes na minha vida muitas coisas aconteceram por aqui. Fica uma sensação de ter ficado pra trás porque não segui aquele caminho e hoje tenho que recomeçar a vida de novo e adiar esses projetos como casamento, filhos, casa etc … por mais alguns anos. É necessário estar preparado para esse desencontro de realidades. O seu ciclo foi diferente, os assuntos também não serão os mesmos de antes e você se sentirá totalmente deslocado. Por mais que ambas as partes se esforcem  nada será igual ao que era antes. É difícil entender tudo e só não tive um choque maior porque já tinha lido sobre isso antes e cheguei no Brasil mais ou menos preparado.

Nos primeiros dias existe um relação estranha entre você e as pessoas em sua volta. Um sentimento amistoso porque como eu disse antes existe uma lacuna entre o último contato, a situação atual e tudo que aconteceu durante o tempo fora. De uma forma geral é difícil processar tudo porque a poucas horas você estava em Dublin vivendo uma realidade e agora já esta no Brasil tentando processar as coisas novas, as mudanças na cidade, as novas realidade de seus amigos e familiares. Esse processo é muito difícil e tenha isso em mente, não tente pular essa fase porque podem ficar sequelas e indiferenças ou mal entendidos entre você e seus amigos.

Mesmo postergando a vinda pra Sorocaba não consegui encontrar todo mundo. Agora tenho algumas dividas em aberto que pretendo pagar durante as visitas ao longo do ano. É incrível pensar que agora morando no Brasil posso fazer essas visitas de tempos em tempos. Durante o tempo em Dublin quando batia a saudade sempre pensava onde eu estava, qual a distancia real para se chegar em casa chegava a conclusão de que não tinha jeito mesmo e logo logo passava.

Bem, de uma forma geral o importante é tentar entender que a vida das pessoas no Brasil não parou. Assim como você todo mundo fez alguma coisa, cresceu, viajou e também tem historias para contar. Não sufoque as pessoas com suas historias porque chegamos cheio de novidades explodindo e louco para falar, falar e falar entretanto o pessoal que ficou no Brasil também tem muito a contar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s