Como enviar bagagens depois de 3 anos na Irlanda

Comentários 6 Padrão

Olá pessoal, estou bem feliz com o retorno do blog e principalmente pelos acessos. Ainda temos muitas histórias para compartilhar com vocês e com isso vamos fechando o um ciclo legal porque geralmente existem muitos blogs sobre a realização do intercâmbio mas poucos sobre o retorno a terra natal.

Aviso: Esse post é longo (muitas informações e dicas)

Bem, como já era de se esperar ao longo dos 3 anos e 2 meses vividos na Irlanda compramos algumas coisinhas e as malas de 25kg que chegamos na Irlanda não foram suficientes nem para as cuecas. Sempre tivemos a consciência de que um dia teríamos que voltar então nunca fomos de comprar muitas coisas que pudessem ser bagagem na volta e mesmo assim o processo teve que ser longo e sofrido.

Antes de falar disso temos que dizer que perdemos a passagem de volta. Tivemos que comprar uma nova passagem e com as regras das empresas aéreas você tem direito à apenas 1 mala de 23kg. Você só tem direito a 2 malas de 32kg se o vôo tiver origem no Brasil (por incrível que pareça é uma legislação criada pelo Brasil). Se você compra um trecho saindo de outros países a franquia de bagagem é limitada. Eu não tenho certeza mas dizem que pela British Airways mesmo comprando saindo de Dublin você tem direito as 2 malas de 32kg (???). Não tivemos como comprar por essa empresa pelo alto valor e também pelo transporte do nosso gatinho Irlandês Dexter. Apenas algumas empresas fazem esse transporte e pela informações a mais indicada para esse transporte é a Lufthansa. Como os valores estavam dentro do nosso planejamento fechamos com e cada um tinha direito a 1 mala de 23kg.

A primeira coisa a ser feito é separar o que compensa e o que não compensa porque quem morou em Dublin sabe, vamos comprando umas roupas aqui, outras ali mas todas ou a grande maioria vai ficando pelo caminho porque as roupas acabam muito rápido. Objetos, utensílios e outras coisas também passaram por este pente fino. A segunda parte é definir como enviar tudo para o Brasil e as opções são enviar pelo correio ou pagar uma mala extra. No nosso caso uma mala extra estava fora de cogitação porque sairia mais de 200 euros a cada 23kg então a única forma séria pelo correio. Procuramos informações na internet e encontramos muitas coisas diferentes, muitas informações antigas e outras dezenas de coisas aterrorizantes, diga-se coisas ALFANDEGÁRIAS. Não existe uma regra x e depende muito da época do ano, do agente, do sistema, da chuva sei lá. Depois de pesquisar e pesquisar chegamos a conclusão que teria que ser pelo correio mesmo. Você pode montar uma caixa com 20kg de qualquer tamanho, seja caixa de papel, saco plástico etc.. o valor não muda, 80 euros já com o seguro incluso.(valores de janeiro de 2014). De tudo que vimos na internet e com a orientação do Post chegamos a 5 regras para evitar problemas:

1) A caixa tem que ser resistente. Se você comprar a do post certifique-se de passar fita em toda a caixa, principalmente nos cantos.

2) Não colocar eletrônicos. Essa parte é complicada porque tem gente que disse que já mandou mas a grande maioria diz que não passa na alfândega sem cobrança de imposto.

3) Objetos frágeis ou de vidro precisam ser embalados com plástico bolha e colocados no interior da caixa no meio das roupas (não tivemos problemas fazendo assim).

4) No formulário verde que devemos preencher no post (correio da Irlanda) colocar que é presente e que os objetos não tem valor. Eu usei essa orientação que peguei com meu amigo Felipe Roleira que enviou caixas antes da gente. Na descrição colocar: Objetos de uso pessoal sem valor.

5) O peso não pode passar nadinha, tem que ser os 20kg ou menos. Se o peso for menor claro, o valor também será proporcional.

O tempo de entrega também varia porque depende do sistema dos correios e também da alfândega. Enviamos 4 caixas no final de janeiro e não tivemos problemas. Duas delas foram entregues em 21 dias e outras duas em 32. Imaginamos que o restante caberia nas duas malas de 23kg mas na medida que fomos vendendo as coisas da casa notamos que não seria suficiente. No início de abril enviamos mais 2 caixas e essas chegaram em 15 dias apenas. Pronto, temos tudo sob controle para as malas finais mas na semana do embarque quando fomos fazer outro teste passou muito e ficamos na dúvida. Nas caixas enviadas colocamos apenas roupas, livros (muitos), e outras coisas que não quebram ou tem valor reduzido. Nessa reta final ficaram objetos de valor, objetos quebráveis e outras coisas que não sentimos segurança para enviar pelo correio. Resolvemos pagar uma mala extra para termos certeza que não seria extraviado. Essa mala deu 27kg então preparamos o bolso mas por algum motivo no momento do check in eles não cobraram. Eu não perguntei o que aconteceu porque no telefone me informaram a franquia correta mas passou. Depois conversando com outra pessoa ainda no aeroporto fiquei sabendo que em alguns vôos para o Brasil eles abrem uma excessão mas não e regra então pode existir essa cobrança. Depois, no dia do embarque quando fechamos as malas o peso passou em 13kg e lá fomos nos no correio enviar uma mala de última hora. Essa última caixa chegou em 12 dias, foi a mais rápida da história kkk. Ficamos bem preocupados com a alfândega porque enviamos presentes para o Brasil no período do natal e na primeira oportunidade passaram tranquilo mas em 2013 eles fizeram o favor de inventar uma historia cobrando 650 reais de imposto. Resultado, não pagamos e as coisas voltaram pra Dublin. Nessas caixas também não tivemos problemas, passou tudo direto. Acredito que na época do natal eles pegam mais no é porque o volume de produtos enviados do exterior deve ser muito grande.

2014-06-23 12.38.39

Além de passarmos fita transparente nas caixas ainda cobrimos com esse papel de embalar. Usamos uma caixas que pegamos nas ruas de Dublin (todo dia por volta das 17h o pessoal coloca muitas caixas na rua na região central. (lixeiro kkk).

Um dica muito boa também é embalar as malas com plástico (serviço disponível nos dois terminais do Aeroporto de Dublin). Existem várias histórias de objetos furtados durante o transporte então não é bom arriscar e colocar cadeado apenas não adianta. Se não me engano cada mala sai por 12 euros.

Na bagagem de mão colocamos todos os eletrônicos e os objetos de valor. Os demais foram dentro das malas devidamente embalados com plástico bolha (os quebráveis). Uma dica legal é comprar uma mala bem rígida porque mesmo se colocarem peso em cima ela não vai ceder danificando o que tem dentro. Elas também não rasgam como as demais.

Duas das nossas malas devidamente embaladas, nossas duas mochilas (bagagem de mão) e o Irlandês, Dexter.

Duas das nossas malas devidamente embaladas, nossas duas mochilas (bagagem de mão) e o Irlandês, Dexter.

Voamos de Dublin para Munique e depois para São Paulo (Guarulhos). No vôo seguinte para Uberlândia fomos de GOL porque o valor estava bem melhor. Um fato legal é que eles transportam animais de estimação e honram a franquia internacional se o vôo for dentro das próximas 6 horas ao desembarque, ou seja, não pagamos nenhum adicional pelo peso em excesso e a terceira mala.

Como resultado final acreditamos que fizemos um bom planejamento porque nada foi extraviado e o que mandamos foi realmente coisas necessárias. Foram 7 caixas dentro eles 1 apenas de pints mais 3 malas de 23-25kg. Eu acredito que não foi muita coisa porque na maioria dos casos de pessoas que voltaram na mesma época a média foi de 4-6 caixas por pessoa + 1 mala de 23kg.

Você ainda ficou com dúvidas ou tem outras dicas para compartilhar? Pode comentar !!

Anúncios

6 comentários sobre “Como enviar bagagens depois de 3 anos na Irlanda

  1. Ótima informação Bruna, vou adiciona-la ao blog.

    Sucesso sempre !

  2. Olá Silvany,

    Todos como registrado porque a diferença pro standard é muito pequena e pelo que eu entendi fica mais fácil rastrear em caso de extravio.

  3. Muito legal o post, André & Stéfane! Muito boa sorte aí pra vocês na volta! 🙂

  4. Welcome back
    E respondendo a pergunta, voltei pela British com duas malas de 32k. Paguei 700 euros e comprei na agencia Club Travel na Abbey Street.

  5. Oi André. Eu tenho uma pergunta. As caixas que você mandou pelo correio foram pelo standard, o tipo de envio normal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s