Post old – Festa de Halloween

Deixe um comentário Padrão

Não sei se voce sabe mais o Halloween que conhecemos em todo o mundo foi criado aqui na Irlanda e nao poderiamos deixar passar dessa data sem fazer alguma coisa. Em 2011 ja tinhamos participado de uma festa assim onde sai vestido de vaca pelas ruas de Dublin e a Stefane de bruxinha entao em 2012 nao poderiamos deixar passar batido. Reunimos os amigos na nossa casa e claro todo mundo fantasiado. Comidas estranhas, bebidas alcoolizantes e muito riso. Nao teve como nao dar garagalhada da fantasia de um ou de outro e ainda os papos de final de noite.

Claro que no Brasil tambem tem festa de Halloween mais é uma situação muito diferente. Aqui você sente o clima na rua, nas lojas, nas pessoas em tudo que se olha. Todo mundo vai se preparando e comprando sua fantasia para a noite de halloween. As crianças saem nas ruas como nos filmes pedindo doces, as pessoas andam fantasiadas na rua tranquilamente porque se fosse no Brasil certamente você seria chamado de louco mesmo sabendo que naquele dia tem uma festa na cidade. Aqui o povo nao liga pra isso, todo mundo entra na festa e a regiao do temple bar fica lotada de pessoas, cada uma com uma fantasia mais legal que a outra. Essas particularidades da Irlanda me fascinam e me deixam muito feliz. Sao centenas de festas pela cidade mais uma “house party” nao pode faltar então todo mundo compra baloes pretos, caveiras, gardanapos laranjas, teias de aranhas e outras peculiaridades que fazem referencia a mortos, etc…

IMG_1322 IMG_1327 IMG_1331 IMG_1346 IMG_1366 IMG_1374 IMG_1377 IMG_1385 IMG_1390 IMG_1393 IMG_1394 IMG_1405 IMG_1408 IMG_1410 IMG_1418 IMG_1420

Segue uma historinha do wikipedia:

 A ORIGEM DO HALLOWWEN

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase “Gostosuras ou travessuras”, exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente “fim do verão”).

A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:

Origem Pagã

A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicaspelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com galinhas presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem Católica

Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.

Voces devem ter reparado que esse post esta muito atrasado mais nao poderiamos deixar de falar desse momento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s