Porque as pessoas não conseguem trabalho na Irlanda? O que pode estar acontecendo?

Comentários 24 Padrão

Antes de vir pra Irlanda sempre ficava pensando na terrível experiencia que é sair entregando currículo. Quem já passou por isso, acho que 90% da população mundial sabe que não é uma das tarefas mais agradáveis porque entrar num lugar desconhecido para deixar um currículo pode trazer danos psicológicos a qualquer pessoal. O fato de alguém apenas pegar o seu Cv e jogar num canto é muito ruim mais o importante é tentar e tentar. Quando cheguei aqui na Irlanda fiz uns 5 curriculos diferentes e sai por ai entrando em tudo que lugar para deixar meu currículo e deu certo. Consegui 2 chances em restaurantes onde acabei ficando no italiano como falei aqui a pouco mais de 1 ano atrás. Depois que comecei a trabalhar aqui na NED ainda enviei meu currículo pra uma empresa que trabalhar com bebidas, fui chamado e acabei de completar 1 ano lá também. A Stefane quando voltou do aupair também fez essa mesma coisa e saiu pela cidade entregando de porta em porta sem medo e logo no segundo dia conseguiu um teste. Ela esta trabalhando no mesmo lugar até hoje. Nessa parte uma coisa é certa, quanto mais tentar melhores serão as suas chances de sucesso e principalmente de retorno positivo porque a sua grande chance vai ser chegar no lugar em que o cara esta precisando urgente de alguém. Eu sempre falo isso, quanto mais tentar melhores serão as possibilidade de sucesso. Enviar pela internet funciona também só que as chances são menores. Sei ainda que existem dezenas de empregos diferentes mais os empregos iniciais que geralmente pegamos como bar, restaurante, hotel etc.. .certamente indo pessoalmente sua chances crescem consideravelmente.

Essa parte inicial é apenas uma dica porque o grande problema mesmo da maioria das pessoas é a falta de cuidado e principalmente falta de preparo do currículo. Recentemente fui convidado por 2 Irish que tem uma empresa em Dublin para auxiliar no processo de triagem de algum currículos para as vagas que eles procuravam. Nesse caso o currículo foi recebido por e-mail então a primeira parte que eu falei não se aplica mais a parte do currículo é a mesma. Não posso dar muitos detalhes do que se tratava mais posso citar as loucuras que vimos. A grande maioria dos currículos eram de brasileiros e eles me passaram algumas coisas que queriam para conseguirmos chegar a um numero bom de candidatos. Eles não estavam buscando pessoas com grande experiência ate mesmo porque o trabalho era simples e qualquer pessoa pode fazer mais algumas coisas me deixaram assustados e comecei a entender porque tantas pessoas não encontram trabalho. Eu não fui carrasco em nenhum momento até mesmo porque não conhecia ninguém que estava ali e só segui a orientação do pessoal,  nessas oportunidades você não pode privilegiar ninguém e ser profissional acima de tudo claro. Depois disso gostaria de destacar algumas coisas:

– Um currículo tem que ser preparado com carinho para cada empresa porque as pessoas enviam um arquivo com o nome de outra empresa como: Cv. Andre SPAR … eles enviam pro Tesco por exemplo. Esse detalhe faz a diferença. Outra coisa é que você tem que ter um Cv diferente para cada lugar porque não adianta entregar um currículo com experiência de cozinha para trabalhar como atendimento ao cliente. Quando cheguei aqui fiz 6 currículos diferentes, muita das coisas eram mentiras porque nunca tinha feito mais e dai. Eu queria é que o cara me chamasse pra um teste, fato que geralmente acontece. De ser verdade ou não e depois ir bem no teste é outra coisa. Não tem problema nenhum, claro depois você ter que dar conta do teste. Essas dicas claro são para empregos comuns, não estou falando de vagas especializadas ou oportunidades que exigem longos processos de contratação.

– Experiência Fake: Como disse acima não tem problema mentir, claro que não só que temos que saber mentir porque imagine essa situação. Você esta aplicando para uma vaga de cleaner. Ótimo qualquer pessoa sabe fazer esse trabalho só que se você tem vamos supor 30 anos e coloca lá n cv que você trabalhou de cleaner durante toda a vida, poxa tem alguma coisa errada. A geração de hoje é muito ligada e certamente qualquer pessoas conseguiria uma vaga pelo menos em um serviço administrativo. Não adianta também um currículo onde você vai colocar que trabalhou na UNILEVER, HP, NASA, APPLE E PRO GOVERNO SECRETO DOS ESTADOS UNIDOS e vai aplicar para a mesma vaga de cleaner, o cara da empresa vai pensar: Se esse cara é tão foda assim ele não vai aguentar trabalhar aqui. É uma questão de lógica as coisas, tem que mesclar pra dar certo.

– Muitas pessoas colocam referencias do Brasil, eu acho até valido só que dificilmente uma pessoa vai ligar no Brasil para pedir uma referencia. Um site é bem vindo nesse caso. Se você conhece alguma pessoa na Irlanda ai sim faz diferença. Se você ja trabalhou deve colocar o seu antigo boss mais se ainda não trabalhou e tem um amigo Irish esse cara pode te ajudar colocando o telefone dele. Eu sempre falo que o primeiro emprego que é o mais difícil porque ninguém te conhece mais depois desse os outros vão ser fáceis.

– Um currículo organizado e bem dividido chama a atenção pela simplicidade. Aqui não existe um tipo de currículo especifico mais o simples é sempre recomendado. Não adianta encher de coisas porque quase sempre o inglês do google fica muito errado e o dono da empresa vai desistir de ler seu Cv logo no inicio. Coloque logo no inicio o telefone, nome e endereço porque é isso que a pessoa vai querer saber. Aqui ninguém tem habito de colocar dezenas de telefones no Cv principalmente falando se é Vodafone, O2, Tesco enfim … isso é no Brasil aqui todo mundo liga pra qualquer telefone. Quando mais telefones você colocar pior porque o que você colocar pode estar desligado e dificilmente ele vai tentar ligar no outro. Isso aconteceu varias vezes. O Cv aqui é igual ao do Brasil, então não crie um livro que ninguém vai ler.

– Cuidado com as fotos. Nem todas as empresas pedem foto então pode ser que a foto atrapalhe enquanto a ideia é ajudar. Se for colocar uma foto escolha uma foto apropriada porque recortar foto de festa de colocar não ajuda em nada. Nada como uma foto bonita com uma roupa adequada. Algumas pessoas colocaram fotos até com copo na mão…. lamentável.

– Pra essas vagas que eu ajudei eles não queriam saber no que as pessoas tinham trabalhado e eles estavam olhando mesmo a idade e principalmente se já tinham trabalhado na Irlanda porque isso indicava que a pessoa já tinha pelo menos uma pequena experiência aqui. Se você não tem nenhuma referencia da Irlanda não tem problema porque se o cara precisar ele vai te chamar mesmo sabendo que você nunca trabalhou por aqui.

Eu poderia aqui enumerar pelo menos uma dezenas de coisas malucas que vi nos currículos mais todo mundo já esta cansado de saber essas coisas e ainda continuam insistindo no erro. A falta de qualificação sempre é um fator que pesa muito na hora de uma contratação, você pode até nunca ter trabalhado em nada mais se conseguir fazer um Cv legal com certeza a pessoa vai se interessar por você.

Nesse caso como disse os caras pegaram Cv pela internet mais em 90% das vezes você tem oportunidade de estar frente a frente com o gerente então é tentar ser convincente e chamar atenção do cara. Se tiver uma placa do lado de fora da empresa solicitando um staff você já tem metade do caminho andado mais não adianta chegar e jogar o Cv no balcão, ir entregar currículo em turma. Você tem que chegar perguntar pela vaga, se apresentar e falar em menos de 30 segundos da sua experiência para essa vaga e tentar de toda forma descolar um teste, só depois disso entregue o Cv. Claro que não é todas as vezes que você vai ter a chance de fazer isso mais pergunte pelo gerente e mesmo se ele for Brasileiro fala em inglês porque é triste quando as pessoas chegam e falam ….. você é Brasileiros né .. … pqp.

Se você analisar tudo que eu escrevi acima não é nada diferente do que geralmente “temos” que fazer o Brasil então é se preparar e não apensar sair jogando currículo pela cidade.

Anúncios

24 comentários sobre “Porque as pessoas não conseguem trabalho na Irlanda? O que pode estar acontecendo?

  1. Olá Victor,

    Necessariamente voce precisa vir com o curso já comprado. Você pode até vir como turista mas depois que comprar o curso terá que sair e voltar ao país para iniciar o seu processo de visto como estudante. Eu não recomendo porque podem fazer perguntas e dificultar o processo.

    Eu recomendo vir pra Dublin com qualquer nível de inglês. As oportunidades sempre aparecem e o que vale mesmo é a dedicação. Correndo atras da tudo certo…

    Abraços

  2. Olá Dayane, o trabalho aparece pra todo mundo. O que muda é o tempo porque alguns conseguem logo no inicio e outros um tempo depois. O que faz a diferença em Dublin é o esforço e a dedicação de cada um. Existem vagas de aupair por toda a Irlanda e também as vagas em cafés, bares, etc na própria cidade de Dublin.. Vale muito a pena a experiência, basta planejar que vai dar tudo certo.

    Abraços, tudo de bom.

  3. Andre, Boa Noite
    Pretendo fazer intercâmbio na Irlanda no segundo semestre ou em jan/2015. Gostaria de saber se tenho chances de conseguir trabalho de babá, mesmo não tendo experiência. (só um exemplo, porque na realidade quero trabalhar em qualquer atividade).
    Já tive experiência como recepcionista no meu primeiro trabalho, atualmente trabalho com orçamento empresarial e pretendo sair da empresa em que trabalho há 05 anos p viajar para Irlanda e ficar por 1 ano.
    Estou muitoooo preocupada em não conseguir trabalho….
    Meu inglês é básico, mas costumo dizer também que é pré-intermediário, pois estou a dois sem fazer curso de inglês e parei no intermediário.

  4. Eai André, ótimo blog em ! Esta de parabéns

    Pessoal estou terminando a faculdade e estou pensando em ir passar uma temporada ai, mas ainda estou naquela, vou ou não vou. Gostaria de conhecer algumas pessoas antes, pra gente bater um papo, e eu realmente decidir se vale ou não a pena. Quem quiser me add no Facebook https://www.facebook.com/welington.henrique2?ref=tn_tnmn ou no skype welingtonhenrique10

    Abraço a todos, e André continue escrevendo em 😀

  5. Valiosa contribuição caro André. Quando a gente não sabe do que acontece no outro lado tudo é mistério.
    Queria perguntar se a maioria que vai a estudar inglês lá, vai com contrato do curso feito no Brasil ou vai de turista mesmo e arruma um curso por conta própria? Mesmo se a pessoa sabe pouco falar inglês será que consegue arrumar algum bico?

  6. Ola Dayane, com certeza na area de aupair voce vai conseguir uma posicao. Como voce j tem experiencia bastara fazer um cadastro num site como o http://www.greataupair.com e voce ja recebera alguns contatos das familias rapidinho…

    Abracos

  7. Ola Rafael confesso que nao tenho muito conhecimento da area de consutrucao. Sei que o pessoal contrata mais nao sei afirmar com certeza para te orientar. Aconselho uma busca sobre o assunto no google atraves de agencias de empregos etc… O ramo de cozinha contrata muito aqui talvez seja um bom caminho pra voce.

    Abracos

  8. Boa tarde André, vou embarcar para a Irlanda em março, tenho o inglês basico, trabalho aqui no Brasil como consultor em uma empresa de auditoria e consultoria, sei cozinhar muito bem kkk, pelo menos todos falam isso, e não tenho preguiça de nada, vi que tem muito emprego na contrução civil ai é verdade ?

  9. Boa tarde.. adorei seu blog, vou fazer um intercambio para Dublin , sou Fisioterapeuta e tenho vasta experiência em cuidados com crianças e idosos, como posso comprovar minha experiência para trabalhar com au pair?é fácil conseguir? tenho que levar meu diploma traduzido?

    Att

  10. Ola Bruno, as pessoas aqui sao como no Brasil. Tem aquelas que ajuda e as que se acham realmente mais na grande maioria todo mundo e gente boa. Essas pessoas que ja estao no alto da carne seca e melhor deixar pra la e se apegar mais nas pessoas humildes porque dessas que voce tera mais retorno…

    Em geral e muito tranquilo.

  11. Ola Sandra, as vagas de aupair aqui sao muito comuns e como voce tem essa experiencia na area de saude ajuda muito. A Stefane tem esse mesmo curriculo e conseguiu facil o primeiro emprego de aupair logo no inicio da nossa jornada aqui. Voce pode comecer procurando por cleaner, hotel, cafe essas coisas e depois se nao der nada voce parte para o aupair que o caminho mais facil… depois de poucos dias voce ja estara fazendo entrevista porque existem muitas vagas realmente.

  12. ol´s sou enfermeira há 9 anos em São Paulo e golstari de morar em Dublin para melhorrar o inglês conhecer outra cultura, pessoas, mas preciso trabalhar
    como esta o campo de trabalho, precisaria cmeçar como cleaner, au pair
    Tem alguma dica , nen que seja: melhor fucar em sampa mesmo! rs
    GRATA
    SANDRA

  13. Olá.Estou indo para a Irlanda agora em 2013,e tenho lidos muitos blogs,inclusive o seu,e quero deixar aqui os meus parabéns,pois o blog é ótimo.
    Já aproveitando o post,queria perguntar uma coisa…
    Pq assim,como estou indo,estou tentando contato com algum pessoal que já mora aí,alguns estudantes brasileiros,e tenho visto que a maioria das pessoas meio que “se acham” por já estarem morando aí,sendo pouco amigáveis,ou não querendo algum tipo de contato.
    Aí perguntei pra um amigo virtual aí de Dublin,a respeito disso,e ele me disse que realmente os brasileiros que já moram aí tem esse tipo de atitude.
    Resumindo: as pessoas aí são realmente pouco amigáveis?
    Obrigado pelas informações do Blog.
    Grande abraço =)

  14. André, seria possível vc disponibilizar alguns modelos dos cvs? Obrigada

  15. O FAS localizado da Parnel não imprime, o FAS localizado próximo ao prédio da Heineken está com a impressora quebrada, porém eles emitem xerox.

  16. Muito bacana este post André. Vem a calhar mesmo! Eu dei uma puta sorte(dizem que sorte é o encontro da competência e a oportunidade né?) e arrumei emprego logo no meu 5º dia de Irlanda isso quando estava procurando um outro hostel pra ficar pois onde estava o cara queria me cobrar 90 euros na semana em um quarto de 8 camas. Anyway, eu fui neste outro hostel e enquanto umas meninas uruguais estavam falando em espanhol com um boliviano que la trabalhava eu mesmo com um inglês não muito bom ainda fiquei falando com manager irish. Atitude também é tudo viu galera. Não pode ter medo! Planejamento e foco, tudo da certo. Depois do hostel ainda trabalhei no Hell pizza e foi incrível o que la vivi!

  17. Ótimas dicas Deco. Ao que parece não é possivel imprimir Cv no FAS desde o mês passado mais não tenho certeza dessa informação. Eu ouvi um boato apenas.

    Abraços

  18. O grande segredo é tentar mesmo, correr a tras e principalmente lutar porque aqui nada cai no colo.

    Ótimas dicas Anderson,

    Abraços

  19. A pergunta é…

    Eles me selecionaram na triagem ? rsrsrsrsrs.

    Eu arrumei um emprego ainda no primeiro mês de Irlanda, sendo que eu nem tinha começado o processo de entregar cv em porta em porta ainda, o que aconteceu é que fiquei sabendo que uma empresa iria contratar para cleaner através de um amigo (networking rules) e enviei o cv via email, em 2 dias me chamaram para fazer entrevista, fiz a entrevista, na outra semana eu comecei a trabalhar.

    Ficar antenado a tudo também é importante, eu passo nos lugares e vejo as placas, foi assim que eu vi que a Penneys estava precisando de gente, pela internet eu fiz o cadastro, me chamaram para a entrevista, fiz a entrevista concorrendo com 4 europeus (só no meu turno), agora é esperar a resposta. #oremos.

    Outra dica é entrar nos estabelecimentos, mesmo que não tenham placa, vai lá, diga oi, se está tudo bem?, se precisam de alguém para fazer qualquer coisa, etc. Dono de pub pira na iniciativa hahaha.

  20. André, e eu que já trabalhei na área de RH sei bem o que é isso….e não estamos falando de pessoas menos esclarecidas não…. cada currículo de nível universitário que já vi que dá vontade de sentar e chorar…e não é nenhum bicho de 7 cabeças… o que eu preciso mostrar para que o recrutador entenda que sou capaz de realizar determinada tarefa…..quanto a foto no currículo prefiro nem comentar……

  21. Mais um ótimo post, pra variar. Quem estiver procurando emprego preste atenção a cada detalhe aqui escrito, pois retrata fielmente a realidade. Eu acrescentaria uma outra dica: faça com que as pessoas à sua volta saibam que você está procurando emprego. O boca a boca ajuda muito nessas horas. Sempre tem alguém que conheçe alguém que sabe de uma vaga ou precisa de um subsituto…

    Quando fui pra Irlanda tinha em mente que iria conseguir um emprego somente enviando cv pela internet. Enviei mais de 100, ia todos os dias no FAS imprimir as vagas e depois enviava por e-mail, sem nenhum retorno. Até que um dia resolvi mudar de estratégia. Fiz basicamente o mesmo que você descreveu em seu post. Em 2 semanas já havia conseguido 3 oportunidades de trabalho.

    Fica a dica…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s