Como estão as contas mensais depois de 1 ano e 5 meses

Comentários 12 Padrão

Essa semana tivemos uma alteração nas nossas escolas de trabalho e tivemos um tempo que raramente não temos então tiramos um tempo para conversarmos sobre tudo que aconteceu com a gente nesse período todo. A primeira coisa que falamos foi da nossa situação financeira de quando chegamos aqui e a nossa atual. Calma, não estamos milionários e nem levando uma vida de rico aqui rssrsr. Não importa a situação financeira em que você se encontra quando desembarca na Irlanda mais uma coisa é certa, você terá que controlar a grana muito bem controlada para não passar apertos e sufocos financeiros.

Em Dublin já encontrei gente que veio com 12000 euros, outras com 5 mil, os tradicionais 3000 euros contados e nos antiga geração dos “1000 euros”. Desse povo todo claro quem tem mais acaba não controlando de perto os gastos mais quem vem com os 3000 certamente já passaram algumas horas em casa fazendo as contas de quanto vai gastar com moradia, comida, transporte etc. Essa matemática começa no Brasil com simulação levando-se em conta depoimentos como esse e outras informações da Irlanda mais o bicho pega mesmo quando se chega em Dublin e começa a viver tudo isso no dia a dia. Vocês já viram aqui quando falei que a Irlanda esta sendo uma escola na minha vida financeira e pessoal e não é por menos. Você tem que controlar tudo, pensar em cada detalhe e se programar para o mês inteiro. No início é tudo muito difícil porque como diz o ditado “estamos pegando com o balde e colocando com a colher” o dinheiro vai saindo muito rápido e nada de entrar então a situação chega a ser assustadora. Pelo que vejo a gigantesca maioria das pessoas vem com a grana mais perto dos 3000 euros então tem que se planejar bem pois essa grana só pra ficar uns 5 ou 6 meses no máximo sem trabalhar. Claro levando em contato um perfil econômico sem passar fome. Passado algumas semanas ou meses o primeiro emprego aparece e você começa a colocar dinheiro na sua conta e confesso que não tem sensação melhor que essa: Olhar na sua conta dezenas de saques e débitos e de repente começa a cair pagamentos e os números vão subindo aos poucos. Primeiro é um alivio e depois um prazer sem limites porque você tem a noção exata de quanto esta saindo e entrando então pode se programa melhor e fazer alguma compras/despensas que não estavam na lista de prioridades.

Como chegamos aqui com 1500 euros cada no início as coisas foram complicadas e cortávamos onde dava chegando a gastar apenas 40 euros por semana de comida cada um mais na medida que o tempo foi passando fomos agregando coisas e melhorando nossa qualidade de vida. Hoje passado esse tempo todo continuamos a controlar tudo claro, porque não? Temos uma verba para alimentação, aluguel, energia e internet que são gastos fixos e gastamos com coisas na rua claro nem problema, agora podemos ! rsrsrrs.

Depois que mudamos para Dublin 12 não tinha feito ainda um resumido das contas mensais então vamos lá explicar com estão as nossas dores de cabeça de todo mês. rsrrs:

– Aluguel: 287,50
– Energia: 25
– Internet: 10
– Celular: 65
– Transporte: 50,50
– Alimentação 130

Algumas definições:

– Moradia: Moramos em 4 pessoas no total em um apartamento em D12 (2 casais). Moramos 1 ano em D1 pagando 200 euros cada entretanto mudamos em fevereiro por querer morar num local maior e melhor para buscar uma qualidade de vida melhor. São 87 euros a mais para cada entretanto o ganho que tivemos foi muito grande, nos sentimos melhor nesse novo ap e vamos seguir por lá provavelmente até irmos embora.

– Como o ap é bem novo temos uma espécie de aquecimento natural. Não ligamos o aquecimento em momento algum (pelo menos até agora).

– Nossa internet é da Eircom, não temos UPC no prédio então se fosse ficaria um pouco mais barato…

– O meu trabalho aqui na NED exige muitas ligações para o Brasil então fiz um plano que me atende vem na Vodafone (500 minutos pra qualquer lugar, 1000 sms, 1 GB de internet e ainda peguei um Galaxy SII free em dezembro).

–  Optamos por usar o LUAS que passa na porte do prédio. Em 15 minutos estou na escola e a Stéfane no trabalho então é um valor bem bacana para se ter a comodidade de ter o transporte na porte de casa. Dá pra andar de bike mais como disse já estamos aqui a mais tempo então não vemos como um gasto tão grande os 50 euros por mês para o uso ilimitado do LUAS.

– Alimentação é uma coisa muito particular. Nos temos esse media mensal considerando a compra “bruta” de produtos para durar 1 mês e depois os produtos de reposição como leite, pão e coisas do dia a dia. Considerando lanches na rua raramente saímos desse valor e as vezes acontece ao contrario como nesse mês que nossas compras mensais vão ficar na casa dos 100 euros pra cada apenas. Dependendo da sua rotina de trabalho vai ter alguns dias que você vai comer no trabalho (restaurante, café) então o valor mensal da alimentação cai um pouco. Eu me lembro que quando trabalhava no restaurante italiano full time só tomava café em casa e fazia todas as outras refeições lá sem falar que as vezes ainda trazia alguma coisa pra casa então isso conta também.

Esses valores são para cada um de nos. Resumindo estamos gastando em média 560 euros de contas fixas todos os meses. A Stéfane gasta um pouco menos porque a conta do iphone dela é diferente do meu com menos minutos mais fica nisso também.

Uma coisa que ajudou bastante foi trocar o supermercado Tesco pelo Aldi que fica perto de casa. Conseguimos comprar uma quantidade muito maior de coisas pelo mesmo preço que gastávamos quando morávamos em D1. Numa analise superficial conseguimos uns 30% a mais de coisa pagando o mesmo preço. O Aldi é um supermercado que só trabalhar com produtos de marca própria então tem os preços lá embaixo. Mesmo não sendo produtos das marcas famosas a qualidade é muito boa e acaba compensando muito. O pessoal diz que o LIdl trabalha dessa mesma maneira, já comprei algumas coisas mais não sei exatamente se é verdade porque não fiz a compra do mês lá. Alguns produtos como iogurtes e leite continuamos comprando no Tesco. Encontramos um leite de caixa por 0,75 o litro no Tesco então compramos para 2 semanas de uma vez para ficar mais fácil do que comprar os de 3 litros como já falamos aqui no blog no ano passado. Fazendo as contas fica quase a mesma coisa e você tem leite para mais tempo sem precisar ficar indo no supermercado todo dia, o que deixa as compras muito mais caras porque você sempre acaba comprando uma coisinha e outra sem necessidade.

Considero que gastamos muito pouco ainda considerando a nossa alimentação que temos, hoje tenho uma qualidade na mesa maior que o Brasil e ainda podemos abusar de um chinês nos finais de semana. Como disse antes alimentação é uma parte muito delicada que cada pessoa se orienta de uma maneira mais garanto que se você não fazer muitas refeições na rua certamente não vai passar disso.

Anúncios

12 comentários sobre “Como estão as contas mensais depois de 1 ano e 5 meses

  1. Ola Regina vou entrar em contato por email pra gente conversar….

  2. Oi, casal!!!
    Encantada, me chamo Regina e vivo em Madrid ja fazem cinco anos, sou formada em Adm Hoteleira, e no Brasil trabalhava com isso, Turismo, hotéis tb.
    Resulta, que estou querendo me organizar para ir passar uma temporada aí para aprender inglés e trabalhar tb, assim espero,lutar… iria desde Madrid e gostaria de saber informaçoes sobre os planos de um ano.
    te deixo meu email REGINACELIACIOLI@HOTMAIL.COM
    E tenho mais dúvidas tb…qdo eu receba a resposta eu farei.
    Obrigada muito bom o blog, esta me ajudando muitoo…
    Valeu que Deus lles dê em dobro!
    Vcs tem skp??
    Valeu

  3. Agua Gratis mesmo … voce não paga pela agua que usa sem em casa, apartamento etc….

  4. Oi André
    cheguei ontem de uma viagem em circuito pela Irlanda e fiquei apaixonada…
    hoje ando lendo blogues de pessoas que estão vivendo por aí e gostaria de saber o seguinte.
    O Guia que nos acompanhou no circuito disse que “na Irlanda não se paga “água”…
    eu não entendi bem,
    se quem vive nos apartamentos não tem que pagar a água que usa, na cozinha, no banheiro. Pode me explicar isso, por favor.

  5. Otimas observações Ana. É sempre bom receber outros pontos de vista.

    Como você disse depende de você e principalmente da vida que você leva. No inicio claro tudo é muito dificil mais depois tudo vai se acertando e cada um pode se organizar melhor principalmente quanto aparece um trabalho então um luxo aqui ou ali é sempre bem vindo…

    Abraços

  6. Boas explicações para quem está pensando em vir!! Principalmente que os gastos podem variar MTO de pessoa pra pessoa.
    Vou comentar aqui um pouco das minhas experiências, que podem complementar:
    Por exemplo, você comentou que no começo vocês gastavam 40 euros cada por semana com supermercado. É o que eu gasto no meu mês, há 6 meses aqui em Dublin! E não passo falta de nada!
    Também optei por não fazer uso de transporte público no trecho D12 (minha casa) – Centro, o que me toma 1h ou mais andando, quando trabalhei em D2 dava coisa de 1h20.
    Telefonia: Eu gasto 10 euros por mes, usando a Tesco, ligo horrores pro Brasil, pros meus amigos daqui de outras operadoras usando o bônus mensal, e acumulo crédito todo mês! Só recarrego para continuar falando de graça com Tesco e ganhar o bônus!
    É bom que fique bem claro para quem está vindo que o custo de vida de um estudante aqui depende muito de cada um, é até possível falar em uma média de gasto com aluguel, mas com as demais despesas é mto variável.
    Falei tudo isso porque também recebo muitas perguntas sobre quanto custa em média viver aqui para um estudante, a resposta é: Depende de você!

  7. Olá Carla, na verdade eu peguei essa tela na internet so pra ilustrar mesmo … fazemos tudo pelo excel mesmo … ou na ponta da caneta como falamos lá em Minas Gerais hehehhe.

    Como estão os planos de vocês para Dublin ….

    Abraços

  8. Muito legal o blog de vcs, sempre leio seus posts… ajuda muito meu marido e eu! Esse em especial, é mto bom, pois nos ajuda a ter muito pé no chão, nós controlamos bem nossas finanças aqui e ai não será diferente.

    Qual software é este, consigo baixar da internet? onde?

    Saudações,
    Carla e Emerson

  9. Muito bom o post André, realmente os 3 mil voam..eu estou perto dos 4 meses e se não tivesse conseguido emprego esse mês, teria somente o do aluguel em conta e depois 0,00 (tudo bem que desses 3 mil paguei 600 de passagem e estrapolei um pouco no primeiro mes). Mas Deus sabe o momento certo de fazer as coisas.Agora respiro um pouco alividado e ficando mais tranquilo podendo retornar o foco nos estudos o qual acaba perdendo devido a tanta preocupação e outros feelings.
    abraço e mais uma vez parabéns a você e a Stefane pelo ótimo blog!

  10. Precisando de algo você já sabe Ana Paula… pode contar comigo.

    Abraços e obrigado pelo contato

  11. Muito bom, André, estas suas informações me deixam mais tranquila em relação ao meu filho que jájá chega por aí e estou um pouco apreensiva. Beijos!!!

  12. André, o blog de voces é simplesmente FENOMENAL !!! Sempre diz tudo que a gente precisa saber e numa linguagem simples e clara. Parabens !!!

    Cida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s