Dicas de filmes Irlandeses

Comentários 7 Padrão

Se tem um programa que gosto de fazer é ver filmes e séries quando estou no day off. Eu me sento bem e consigo descansar a cabeça me deliciando com uma pipoca e assistindo a um bom filme ou série. Vocês já viram aqui que eu gosto muito de Game of Thrones mais como a série terminou mais uma temporada e só volta no ano que vem resolvi seguir os conselhos de amigos e estou seduzido pelo Dexter, quero dizer pela série Dexter kkkk…. Vou começar a quarta temporada nesse final de semana se der tempo srsr.

Recentemente tive a curiosidade de baixar alguns filmes sobre a Irlanda ou com alguma ligação histórica sobre essa terra. Um dos temos que procurei foi sobre a guerra contra a Inglaterra e alguns fatos específicos que fiquei sabendo sobre Dublin.

Ainda não consegui ver todos por causa do Dexter mais dos que vi destaco 2 com historias diferentes:

1) Michael Collins: Em 1916, na Irlanda, Michael Collins é preso em virtude de participar de uma manifestação contra a presença inglesa em seu país. É neste período que ele passa a acreditar que a guerrilha poderá levar seus compatriotas ao fim de uma submissão ao governo inglês, que dura 700 anos. Assim é criado o Exército Republicano Irlandês, o IRA, conseguindo em 1921 realizar o primeiro acordo de paz com os ingleses, quando fundou a República da Irlanda do Norte. Mas a paz almejada foi apenas o início de um conflito entre Irlanda do Norte e Inglaterra, que permanece até os dias de hoje.

O legal desse filme é ver algumas partes de Dublin e ligar algumas historias que ficamos conhecendo por aqui. Uma dessas historias que ouvi por aqui foi a de um confronto entre as tropas da rainha e o IRA que aconteceu no prédio onde hoje fica o POST (correio em Dublin) onde vários membros do IRA foram mortos ou presos para posterior execução. Vale muito pelo fator histórico e também para conhecer sobre a terrível dominação inglesa nessa terras.

2) Em nome do Pai: Em 1974, um atentado a bomba do IRA mata cinco pessoas num pub de Guilford, próximo à Londres. O jovem rebelde irlandês Gerry Conlon e três amigos são acusados pelo crime, presos e condenados. Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudar o filho e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que passa a investigar as irregularidades do caso.

Esse filme é uma versão irlandesa do nosso Jean Charles de Menezes que foi assassinado pela policia britânica e depois de investigações e mesmo com o governo Inglês confessando que a morte do Brasileiro foi um erro grotesco nada aconteceu com os responsáveis. O filme que conta mais esse fato ridículo  da Inglaterra um jovem Irlandês e condenado a prisão injustamente com seu pai. Tortura, acusações e provas infundadas fazem parte da caça de um acusado para responder a pressão popular por causa das bombas do IRA.

Os dois filmes são facilmente encontrados em sites de torrent ou filmes. Existe uma versão legendada do filme completo no youtube também.

Anúncios

7 comentários sobre “Dicas de filmes Irlandeses

  1. Pingback: Conhecendo a Irlanda (você precisa saber) | André & Stéfane in Dublin

  2. Sim sim é uma coisa importante porque 99% dos alunos chegam na Irlanda sem ao menos saber que aqui não faz parte da inglaterra

  3. Eu assisti esses dias “Lua de Mel”, é aqueles romancezinhos que vc já sabe o final antes de começar o filme, mas vale a pena pelas belas paisagens 🙂
    Abraço, Pri

  4. Mais dois filmados por essas bandas:

    Mickybo and Me (Eternos heróis) – Irlanda, 1970. Num país dividido, onde as pessoas têm medo de seus próprios irmãos, uma amizade entre dois garotos quebra todas as barreiras e imposições de uma sociedade triste e amedrontada. Obcecados pelos heróis do faroeste Butch Cassidy e Sundance Kid, Mickybo e Jonjo vivem num mundo de fantasias até que um dia cometem um pequeno e insignificante crime que vai mudar suas vidas para sempre.

    Angela´s ashes (As cinzas de Angela) – No apogeu da emigração para os Estados Unidos, uma família pobre da Irlanda decide por fazer o contrário. Após a morte de sua filha recém-nascida, Angela (Emily Watson) e o marido que está desempregado e é alcoólatra (Robert Carlyle) mudam-se de Nova Iorque para Cork, na Irlanda, levando todos os filhos. Uma história de luta e sobrevivência.

  5. Como estudante de História e futuro morador de Dublin acho que é minha obrigação baixar esses filmes, né?
    Valeu pelas dicas e parabéns pelo blog.

    abraço,
    Rüsley

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s