Como montar sua pastinha de documentos para a viagem

Comentários 9 Padrão

Depois de passar pelo processo de matrícula e pagamento chegou a hora de realmente partir para o intercâmbio. Nesse momento é importante fazer dois envelopes com toda a documentação. É bom deixar uma cópia de tudo no Brasil já que malas podem ser extraviadas na viagem. Um envelope você vai deixar com seus familiares e outro é o que você vai trazer com você na bagagem de mão.

Existe uma diferença entre os documentos que você realmente vai precisar apresentar na imigração e os outros que você deve trazer. Essa parte por mais complicada que possa parecer é muito simples e com ajuda da sua escola tudo dá certo.

Na imigração você precisa ter apenas:

– Passaporte com validade mínima de 6 meses
– Carta de matrícula e carta de acomodação

Tecnicamente essas são as únicas coisas que eles realmente pedem pra você entrar na Irlanda. Dependendo do dia ou do humor do agente eles podem pedir também:

– Cópia da passagem ida e volta
– Cartão VTM, travel cheque ou os 3000 euros em espécie

Pra você não correr nenhum tipo de risco coloque tudo junto em uma pastinha e se solicitarem alguma coisa você já tem tudo ao seu alcance.

Outros documentos que recomendamos colocar na pastinha. Esses documentos eles não pedem na imigração:

– Seguro saúde de viagem internacional e a cobertura completa em inglês e português (opcional),
– Cartão de crédito internacional (opcional),
– CHN Brasileira ou Internacional (opcional),
– Cópia da procuração que você deve deixar com alguém para resolver seus assuntos no Brasil.

Dicas:

. Para fazer o cartão VTM basta entrar em contato com qualquer casa de cambio. Mais informações na página do banco rendimento: http://www.rendimento.com.br.
. Menores de 18 anos precisam de uma autorização especial para viajar ao exterior.
. A CNH Brasileira tem validade na Irlanda pelo período de 1 ano para carros próprio, para alugar carros vale a data de validade da CNH.
. Deixar uma procuração com poderes máximos para alguma pessoa resolver algum problema na sua ausência.
. Uma dica legal é escanear todos os seus documentos, cartões de banco, comprovante de residência etc caso precise pra resolver alguma coisa durante o período do intercâmbio.
. No aeroporto basta entregar a documentação solicitada e você receberá o visto temporário 1 mês.
. Se você tem Passaporte Europeu as coisas são bem mais fáceis e você não precisa passar pela imigração normal. Você entra no corredor de Europeus e apenas apresenta seu passaporte, é tipo uma carteirada como dizemos no Brasil. (Uma coisa que muita gente não sabe é que o curso para portadores de passaporte europeu é mais barato do que para os Brasileiros “normais”. Consulte esses preços e outras dúvidas diretamente comigo no e-mail andre@ned.ie.

Mitos e lendas sobre a imigração:

– Não é necessário o seguro governamental para passar pela imigração no aeroporto
– Você pode vir pra Irlanda somente com o seguro governamental, não é necessário comprar seguro particular. O seguro particular é uma segurança sua e em nenhum momento será solicitado pela imigração.
– Quem tem seguro particular com apólice igual ou maior de 30 mil euros (em inglês) fica dispensado de comprar o seguro governamental.
– A carta não precisa ser original, copias em boas qualidades são aceitas tranquilamente.
– Na Irlanda eles não olham aparência da pessoa naquele estilo “se não for com a cara da pessoa” deporta.
– Raramente existem casos de visto negados, se estiver com as cartas da escola (devidamente registrada) + passaporte + extrato do VTM + passagem de volta o risco é praticamente 0.
– Na prática os países do tratado de Schengen não pedem o seguro com cobertura de 30 mil euros em possíveis viagens.

Verdade sobre a Imigração:

Os únicos casos de pessoas que eu já vi terem o visto negado na Irlanda foram pessoas que viveram ilegalmente na Inglaterra e/ou foram deportados. Os sistemas são interligados então se você se encaixa nessa situação é melhor nem arriscar porque a probabilidade de ter o visto negado é de 100%. Se você viveu ilegalmente na Inglaterra mais saiu sem passar por imigração e não consta nada em seu nome por lá as chances de visto negado na Irlanda diminuem mais ainda são grandes.

Quem teve visto negado pela Inglaterra ou qualquer outro pais pode vir tranquilo, não tem problema nenhum, apesar de que recomenda-se trocar o passaporte. O visto negado apenas não significa que você foi deportado.

Anúncios

9 comentários sobre “Como montar sua pastinha de documentos para a viagem

  1. Ola Patricia geralmente eles pedem 500 euros por mes entretanto e um valor medio apenas. Voce pode trazer cartoes de credito etc que vai dar tudo certo…

  2. Nao tem problema, eu tambem tive visto negado antes de vir pra ca. O que existe e uma relacao maior entre a Inglaterra e aqui, se voce for deportado de la nao vai conseguir entrar aqui mais e outra historia …..

  3. Fala André,

    Beleza? Cara tive um visto negado para entrar no EUA, será que influencia para conseguir meu visto na Irlanda?

    Abraço,

  4. olá André, boa noite.

    estou embarcando para Dublin agora em dezembro. Vou para passar 15 dias com o meu namorado que está fazendo intercâmbio. Já temos um modelinho de carta (enviada pela própria agência que ele fechou o contrato) comprovando que eu vou ficar na casa que ele alugou nesses dias, consegui o passaporte e estou com as passagens (ida e volta) compradas. Eu preciso apresentar algo mais para a imigração???
    Quanto a quantidade de euros, você sabe me dizer se eles estipulam um valor mínimo??

    desde já.. brigadão!

    Patrícia

  5. Acabei de criar um post pra você sobre isso hehehehhe. Aproveitei que já tinha um material e adaptei.. obrigado pela dica.

  6. Não sei se existe um tópico pra isso, mas tem alguma indicação em qual banco é melhor (ou menos custoso) pra adquirir o VTM?

  7. Os unicos documentos com validade aqui são a CNH e passaporte então não precisa trazer. Tire uma copia caso precise pra resolver alguma coisa no Brasil enquanto estiver aqui.

    Na imigração raramente eles pedem pra ver o dinheiro e se pedir o extrato já é suficiente.

    Abraçossssssss

  8. Andre muito obrigado pelo post rs, estou embarcando nesta quinta agora estou bem ansioso, sei dessas informações que você colocou mas eh sempre bom saber um pouco mais pra ficar mais tranquilo. Obrigado e parabéns pelo blog sempre ajudou muito

  9. Ola Andre…td bem?

    Lendo sobre como montar a pastinha de documentos, surgiram 2 duvidas: os documentos aqui do brasil, como rg, cpf, titulo de eleitor…voce sabe se precisamos levar? e sobre os 3000 euros…eu to levando no vtm…em especie to levando 700 euros…se eles pedirem os 3000 euros em especie sera que dá algum problema? pq eu só vou ter o extrato…

    Obrigada…

    Janaina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s