Pra fazer um intercâmbio você tem que ter coragem !

Comentários 31 Padrão

Recebi uma pergunta hoje da Janaína. Ela me perguntou sobre idade, possibilidades e tudo que poderia acontecer num intercâmbio pra ela. Me lembrei de umas coisas que aconteceram antes da viagem dai resolvi escrever um post sobre isso:

Fazer um intercâmbio é muito mais que sair do país, você vai viver coisas que sempre sonhou passar dificuldade que nunca quis e no fim terá historias para o resto da vida além da incrível experiência de morar fora. Pra viver esse sonho você tem que ter coragem e não idade. Quando decidi e contei para meus amigos que realmente iria terminar o TCC e me mudar pra Irlanda todos ficaram assustados, alguns me disseram que também queriam mas não tinham como deixar, casa, família e tudo que tinham construído ao longo da vida para viver essa experiência. Outras que já sentiram a essa sensação me incentivaram e me deram conselhos. Naquela época lia muito sobre a tal “Zona de Conforto”, era uma loucura ler sobre pessoas que deixaram suas mesas de escritório para trabalharem fazendo limpeza, entregando jornais.. Sempre pensava que seria complicada essa adaptação mais no fundo eu queria viver isso, queria deixar a minha “vida” pra trás e embarcar rumo ao desconhecido onde não tinha a mínima ideia de nada, não conhecia nenhuma alma viva e muito menos tinha domínio da língua. Acho que essa vontade esta viva dentro de todas as pessoas mais somente algumas tem a coragem de encarar o desafio e partir em busca dos sonhos.

Daqui a exatamente uma semana vou completar 1 ano na Irlanda, confesso que sinto falta as vezes da minha “vida” em Patos de Minas onde tinha minha moto para ir onde queria em poucos minutos, tinha meu emprego estável, minha casa onde morava com minha mãe, meus amigos e pessoas com quem contar mais isso esta tudo lá ainda, estou aqui por um período determinado. Essa “vida” fica lá em movimento enquanto estou aqui vivendo outra situação completamente diferente onde a cada dia tenho desafios novos, situações novas, medos e incertezas mais, sobretudo tenho a certeza de ter feito a escolha certa. Paro as vezes para pensar em tudo que tem acontecido e as vezes não consigo acreditar nas sensações que vivo aqui, nas coisas que vejo e na experiência de ter contato com pessoas de outras nacionalidades, conhecer novas culturas, aprender uma segunda língua e ainda me desenvolver no campo profissional e principalmente pessoal. Uma pessoa me disse aqui em Dublin que por mais que tentemos não conseguiremos ter a noção de tudo que estamos vivendo estando ainda na Europa. Somente depois de voltarmos e deitarmos nas nossas camas e acordarmos no nosso quarto que realmente sentiremos e entenderemos tudo que aconteceu no seu período de intercâmbio. Dai será processar tudo e seguir a vida deixada no Brasil.

Acredito que uma vida só é boa se for bem vivida e como será o nosso futuro se não tivermos historias para contar? Sair da zona de conforto é justamente isso, criar novas coisas, começar uma vida totalmente do zero onde você tem que trabalhar para se sustentar diariamente, fazer seu almoço, lavar a passar sua roupa, procurar trabalho numa rua que você não conhece tentar comprar uma coisa no supermercado sem saber o nome certo, ver os cães se comunicarem melhor que você, ter que economizar seu dinheiro porque no final do mês vence o aluguel, energia, internet, taxas do lixo, taxa da televisão, celular e todas as outras coisas que você nunca sonhou ter com que se preocupar. A vida realmente tem que ser construída com experiências, acho que ai sim quando chegarmos ao final da nossa jornada sentiremos aquela sensação de dever cumprido: Eu vivi uma vida bem vivida.

Anúncios

31 comentários sobre “Pra fazer um intercâmbio você tem que ter coragem !

  1. Olá Viviane, retornamos ao Brasil no inicio de maio mas pode contar com a gente… O planejamento é muito importante então pesquise direitinho que vai dar tudo certo.

    Tudo de bom, abraços

  2. Olá André, tudo blz?

    Muito legal seu blog… fico super feliz em ter boas referencias para iniciar o planejamento de minha viajem, minhas preocupações são: sou eu mais meu esposo, temos empregos estáveis porem não estamos muito felizes com a monotonia da vida, resolvemos que queremos juntos viver esta experiência, porém, minha maior dúvida é quanto ao planejamento financeiro e oportunidades de especialização na área de TI em Dublin. Por favor, poderia apoiar-nos com sua experiência?
    Muito obrigada e parabéns pelo blog =)
    Viviane e Henrique

  3. O clima em Dublin realmente é meio louco mais é muito facil se adaptar. O grande segredo de tudo aqui é sempre ter uma cabeça aberta e nunca ficar reclamando das coisas, se você fizer isso certamente vai dar tudo certo… é aquela velha historia que atraímos aquilo que ficamos pensando…

    Bem acomodação é uma coisa muito facil de se conseguir. Em geral os alunos demoram 4 ou 5 dias para conseguir uma nova moradia com a ajuda da escola. O valor para aluguei geralmente fica na casa dos 200 euros por mês, claro tem diversas opções então o segredo é pesquisar e pesquisar. Comece fazendo contatos pelo facebook e depois procure nos sites famosos como daft e myhome… Essa parte parece ser difícil mais e bem simples.

    Abraços

  4. Olá André, estou indo para Dublin mês que vem e estou super anciosa. Achei muito legal o seu blog, deu para ter uma boa idéia do que é a vida “A lá Irlanda”. Eu já falo inglês avançado ( Espanhol e frances tb)e estou indo para sair da zona de conforto e fazer algum curso legal além de aprimorar o inglês é claro.
    Curti principalmente de como vc e sua namorada levam a vida, de sempre ver o lado bom das coisas, fazendo o jogo do contente. Tenho muito receio das chuvas, pois moro no Paraná e o clima aqui é super quente. E depois dos depoimentos que vi, vou deixar para comprar as roupas de frio aí.
    Queria saber se muito difícil para conseguir moradia, pois estou indo com apenas 2 semanas pagas e depois disso tenho que arrumar outro lugar. A média é de 150 euros por semana, esta correto? Achei um pouco caro. Se puder responder agradeço. Tks

  5. Olá Priscila, trabalho aqui numa escola pode te passar uma apresentação além de explicar nosso suporte. Vou entrar em contato por e-mail.

    Abraços

  6. Oláá! Adoreii seu blog!!! Estou me planejando para ir no começo do ano que vem, e vou pensando dessa mesma forma q postou aqui, quero sair da “mesmisse” da minha vida, e chegar la na frente e ter a ctza que minha vida foi bem vivida! Com ctza seu blog está me ajudando bastante, a única duvida cruel q ainda estou, é em relação a escolha da escola certa!!!! Tenho pesquisado sobre todas, visto opniões e tudo mais, mas não consigo me decidir. Se puder me dar alguns toques! 😉

  7. Obrigado Rebeca, você esta no caminho certo. pensando assim você terá sucesso no seu intercambio. Como você mesmo disse a gente tem que encarar coisas novas as vezes para termos experiencias verdadeiras na vida.

    Te add no facebook pra gente conversar….

    Abraços

  8. É inegável olhando pelas fotos que a Europa lhe fez muito Bem!!!!!

  9. Grande André! Seu blog “tá” fazendo sucesso hein! Até meu primo lá de Burgos, me ligou falando que lê tudo que você coloca ai! Lembro, como se fosse hoje, quando você comentou que iria pra Irlanda. Minha idéia está de pé, estou amadurecendo ela! Final do Ano já está ai, e não sei como vai ser no meu serviço, mais de todo jeito, 1 temporada vou passar aí. Você já está vencendo, pois você merece.
    Saudades amigo. Depois me liga pra gente conversar, perdi seu número. O meu é o mesmo.
    Valeu!

  10. Eu descolori o cabelo depois pintei de roxo … foi uma loucura kkkkkkkk

  11. Pode contar comigo meu amigo, precisando de algo é só me falar….

  12. Grande André, mais uma vez um post realmente digno de se ler com gosto!
    Minha jornada de organização já começou mesmo, calma que espero estar por ai o mais rapido possivel.
    Sempre estou por aqui e no DublinBr, de olho em tudo que está acontecendo.
    Tenho corrido atrás de realizar essa vontade, de matar esse desejo por me aventurar nessa ilha, e também acredito que se consegui vencer e chegar onde cheguei aqui, por que não iria dar certo ai?
    Quero que você esteja ai, para quando eu chegar tomar há famosa guiness ctg.
    abração mano!

  13. Legal Andre !!! Gente eu estou com os meus 42 anos e vim para ca, nao tenham medo de arriscar, vivendo e aprendendo !!! Abs.

  14. Nossa André, esse seu post me deixo super empolgada, são essas sensações que espero sentir, é isso que procuro e imagino que deva ser. Assim como você e a Stefane, tb estou indo com meu namorado, acho que ter alguem do seu lado torna as coisas um pouquinho mais fáceis né? Estamos indo dia 20/3 pra estudar na NED, meu namorado fechou com o Renato, pq já vinha conversando há um tempo com ele…O blog de vocês é um dos meus preferidos, obrigada por compartilhar suas experiências!
    =]

  15. por favor gostaria q se vc tive-se tempo q vc pesquisa-se celular nokia n 8 …quanto taa por ai…..me retorna falando qt ta

  16. Belíssimo post.

    PS: O que é aquilo na 1ª fato? Uma bexiga com cabelo O.o

  17. André ameeeeeei sua resposta . mil vezes obrigada pela atenção e disposição em criar um post assim . li seu post de manha e confesso que fiquei refletindo o dia todo . e vc tem razao em tudo q escreveu. sua resposta foi um divisor de aguas para mim rs . Sair da zona de conforto eh o q eu realmente quero. O q eu preciso entender é que ao sair da zona de segurança muuuuitas inseguranças e medos (das quais nao estamos acostumados) virão, mas a questao primordial eh ter coragem para enfrentar tudo com os pés no cháo e a mente aberta.
    obrigadaaaa um abração pro casal
    all the best

  18. Vc simplesmente descreveu todas as minhas expectativas!

    minha mãe quem encontrou o blog e me indicou.. estou adorando os post q leio.. mto bom o blog!!!

  19. Carac.. 68?! Ai se garante =p
    Eu irei, apesar de axar que não tenho essa coragem td rsrsr
    Axo q as vezes precisamos realmente sair da “zona de conforto” p/ darmos valor a td q temos, e essas experiencia vem varias coisas boas (apesar da ruins tb =p). + no final das contas as ruins engrandecem e as boas serao eternamente lembradas. Fora as amizades q fazemos.
    Sei la, to com medo, ao mesmo tempo doida que xegue =p
    Ver cm me viro, se realmente o fato de ser desenrolada aki no Brasil, vale em outra cultura.

    Adorei essa historia do basicão do ingles. Tb não sei mta coisa. O max p/ nao morrer de fome ou sede =p
    Axo q eh menos ruim pq td mundo fala q os irlandeses tem uma sotaque mtoo diferente. Então axo q se vc for se ter uma audição acostumada com o ingles tradicional, pod ser q pegue + facil.
    Visão esperançosa de quem nao sab mta coisa =pp

    Amo o blog, ajuda bastante! Parabens

  20. Não se preocupe, temos 3 alunas que estão vindo no mes que vem, elas tem 60, 63 e 68 anos…. Não tem problema nenhum; Vou te enviar um email pr agente conversar…

  21. Olá Anderson tudo bem meu amigo, obrigado pelos elogios… estamos muito felizes com o retorno que temos do blog. O pessoal sempre pergunta, questiona, se planeja e depois a gente se encontra em Dublin. Isso é muito legal.

    Bem como disse no texto acredito que todos tem essa vontade mais falta realmente a coragem, a decisão é o primeiro passo depois vem o planejamento e começa a luta para aprender as coisas. Tudo é muito tranquilo, pode vir que vai dar certo.

    Bem, com o nivel basicão voce vai passar alguns perrengues no inicio mais depois as coisas vão se acertando e tudo da certo. As dificuldades iniciais são iguais para todas as pessoas mesmo para as que tem ingles bom. O legal de vir com o basicão é que você vai aprender tudo do zero então vai ter uma experiencia propria bem legal. Os amigos que fazemos aqui nos ajudam em tudo tambem então não precisa se preocupar.

    Na parte da escola temos um serviço de acompanhamento em todos os processos de visto, abertura de conta, aluguel de moradia fixa etc…. Depois é você pegar firme estudando que com certeza terá sucesso.

    Os gastos vão depender do seu perfil, te enviei um email pra gente conversar.

  22. Parabens velho!!! Bonito post, espero viver todas essas emoções em Dublin também e um dia quando tiver meus filhos vou mostrar o caminho das pedras para uma vida “bem vivida”… Abraços

  23. Arrasou com esse post.. realmente não precisamos de idade , somente coragem pra enfrentar algo que não será fácil, mas com certeza valerá a pena .

  24. Olá td bem ? Descobri este blog esta madrugada, estou fussando tudo por aqui, é repleto de experiência fantásticas, a forma como é colocado aqui no blog é fascinante não consigo parar de ler. Está me ajudando muito,estou me programando de ir para a Irlanda no inicio de 2013 vou para estudar inglês e também para trabalhar, estou analisando qual agência ainda vou fechar contrato,não tenho coragem de ir de “carão”, mas vou de mente aberta para o que está por vir, não tenho frescuras. Tenho uma vida estável aqui no Brasil moro com meus pais,sou funcionário público há quase 6 anos,estudo Comércio Exterior, porém não estou satisfeito com a vida q levo, queria uma experiência maior na minha vida, por isso estou indo para a Irlanda.
    Eu gostaria de saber o seguinte eu tenho o nível de inglês basicão,será que eu consigo me virar por ai? E quanto ao dinheiro qual quantia você acha que eu deveria levar para ficar um pouco tranquilo ? UM abç

  25. Me vejo exatamente na mesma situação que você André… terminei uma faculdade, entreguei o TCC rs, trabalho em uma boa empresa, mas a necessidade de sair dessa zona de conforto e me aventurar em terras diferentes me fazem pensar que vai valer a pena =)
    Em abril estarei em Dublin… não vejo a hora

  26. Coragem eu tenhp de monte, mas eu te confesso André, estou próxima dos meus 32 anos, fico com receios, será que o fato idade não interfere na minha entrada no pais?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s