Aculturando no Intercâmbio

Comentários 2 Padrão

Uma das experiências mais legais que estou tendo nesse intercâmbio é a aculturação. O processo de aculturação é muito difícil porque você tem que estar com a mente muito aberta e não ter preconceitos. Quando se estuda um processo de aculturação na sociologia aprendemos que quando duas culturas se chocam podem acontecer 3 resultados. A primeira domina e acaba com a segunda, a segunda faz o inverso ou as duas se misturam formando uma nova. Acho que no caso de um intercâmbio a melhor coisa é se misturar com a cultura local, como disse para isso acontecer você tem que ter as ideias bem claras de um intercâmbio porque não adianta mudar para um lugar novo e ficar o tempo inteiro reclamando:

– Que frio ..
– Aqui chove demais …
– Que monte de Brasileiros …
– O Irlandeses não tomam banho …
– Que roupas estranhas desse povo …
– Que maquiagem laranja é essa dessas meninas e como elas não sentem frio …
– Nossa que sistema de banco atrasado …
– O avião da Ryanair é um pau de arara …
– As roupas da Penneys não prestam …
– Todo mundo usa o casaco uniforme da Penneys …
– Dublin é muito pequena …
– Dublin 1 tem muito “naker” …
– Summerhill é um inferno ….
– Esse povo bebe e fuma demais …

Essas são apenas algumas das milhares de frases que ouvimos todos os dias. Quando decide vir pra Irlanda confesso que não sabia quase nada daqui mais nem por isso vim com um escudo na mão. Cheguei e fui me adaptando ao jeito irlandês de viver a vida. Claro nem tudo é legal ou é como gostaria que fosse mais estou aqui e tenho que me adaptar a tudo porque eles não vão mudar por minha causa.

Uma boa forma de começar a conhecer a cultura irlandesa é procurando informações sobre os esportes locais. Infelizmente estamos acostumados apenas com futebol do nosso Brasil e isso as vezes nos cega para outros esportes. Logo nos primeiros dias em Dublin todo mundo descobri que o rugby é uma das ou a maior paixão do Irlandês no assunto esporte. Claro o Futebol Gaélico e o Hurling esta no coração deles também mais acho que o rugby sem dúvida desperta mais atenção. Nas primeiras imagens parece ser um “futebol americano diferente” mais depois que você vai conhecendo as regras e a místico desse jogo não tem como deixar de lado seu lado fã.

Acompanhei a Irlanda na copa do mundo no final do ano passado, infelizmente mesmo com minha torcida verde e amarela para a seleção Irlandesa eles foram derrotados nas oitavas de final. Claro a Irlanda não assim uma Nova Zelândia nesse momento, mais é uma boa seleção. No último sábado tive a sorte de trabalhar no segundo jogo do 6 Nations, um campeonato que esta acontecendo entre as principais seleções europeias. Tudo é muito emocionante, quem gosta de esporte sente a vibração do público, os gritos e a torcida.


Claro é muito diferente do futebol mais ao mesmo tempo é muito mágico. Nesse dia especifico pude ficar uns 20 minutos vendo o jogo mais nem sempre é assim hehehehe, dei sorte. Um dos momentos mais interessantes do jogo é no try e nos penaltis. Nesse primeiro vídeo você confere todos os tries desse jogo e dos outros jogos dessa semana do 6 Nations.

Nesse segundo vídeo o momento exato de um penalti em que Jonathan Sexton leva a torcida do delírio. Repare no silêncio do estádio com mais de 45 mil pessoas.

Nesses outros vídeos momentos muito legais desse jogo como a visita do presidente irlandês e o hino nacional.



Finalmente vamos aos melhores momentos da vitoria Irlandesa por 42 x 10 sobre os Italianos:

Anúncios

2 comentários sobre “Aculturando no Intercâmbio

  1. Abraços Ju, realmente as coisas são realmente assim, você disse tudo…..

  2. Essa coisa de aculturar é mesmo muito séria. Eu tive que passar por isso no Brasil mesmo! Morava em Sp e fui morar no Amapá! E não foi fácil.. pq é um estado que ta crescendo agora, é novo, então as comparações eram feitas o tempo todo. Até que um dia, um primo disse assim: Se o estado de SP é tão bom, tão perfeito e cheio de coisas boas, o que é que vc ta fazendo aqui? Volta pra lá??
    Não preciso dizer mais nada né?
    To em Macapá até hoje, e costumo dizer que sou MACAPAULISTA!

    Hehe Beijos pra vcs! To acompanhando…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s