Mudamos para Dublin 12

Comentários 26 Padrão

Bem a primeira coisa que vocês devem estar pensando é: Como assim saíram de Dublin 1 para Dublin 12?

Bem é uma pergunta normal porque todo mundo pensa que morar no centro (Dublin 1) é a melhor opção. Claro é sim porque fica perto de quase tudo mais depois de alguns meses aqui suas necessidades mudam e tecnicamente você sentira vontade de se mudar. Primeiro porque o centro de Dublin é uma região tão pequena que em menos de 10 minutos você atravessa de a um lado para o outro. Depois porque as regiões “fora do centro” também possuem as facilidades que a região central e o melhor, as casas e apartamentos são muito melhores, maiores com as vezes mais baratas.

Bem o que digo nesse blog é fruto das minhas experiências então pode ser que outra pessoa tenha uma visão diferente da minha mas vamos lá…..

Moramos em Dublin 1 ao lado da Conolly Station por 11 meses. Estávamos na esquina da Summerhill, região conhecida como “summerhell” por abrigar um grande número dos irlandeses de moleton e tênis branco. O interessante é que por mais que as pessoas falem não tivemos problemas nesse tempo. Trabalhamos em muitas coisas que precisávamos voltar tarde da noite sozinhos e nada aconteceu, graças a Deus. Da nossa casa até o Spire levávamos apenas 10 minutos e tínhamos a ideia de que isso era suficiente para se morar. Conseguimos essa casa no quinto dia em Dublin e logo fechamos com 2 amigas que conhecemos na acomodação estudantil. Foram tempos bacanas e claro algumas fases complicadas por causa do relacionamento mais tudo normal ainda mais se tratando de pessoas tão diferentes que nunca tinham se visto na vida. Estávamos para terminar nosso contrato da casa então já partimos para a busca de uma nova moradia para o segundo ano. Primeiro definimos que iríamos morar novamente dividindo a casa com outras pessoas porque sabemos que morar sozinho significaria escolher uma casa muito pequena para caber no bolso. Depois definimos o valor que poderia ser um pouco maior do que a casa do primeiro ano e com a possibilidade de 2 banheiros se possível. Claro já estamos aqui a quase 1 ano, temos trabalho fixo então podemos nos dar algumas melhorias na qualidade de vida. Nossa primeira casa não era terrível de ruim mais queríamos melhorar um pouco as coisas. Partimos para missão de encontrar uma casa e nossa prioridade era Dublin 8. Procuramos, procuramos e a oferta de casas não estava muito boa na região de Dublin 8, 6, 4, 2, 1, ou até 3. Morar nesses regiões é a mesma coisa que morar no centro, claro dependendo da localização porque algumas partes dessas regiões são bem longes mais no fim tudo não passa de 30 ou 40 minutos de caminhada.

Se não bastasse a falta de casa no perfil que estávamos procurando tivemos algumas problemas com as imobiliárias. Aqui em Dublin o pessoal não tem a noção de atendimento e zelo com o consumidor que temos no Brasil. Primeiro que não adianta enviar e-mail pelos sites que eles não respondem, mensagens de texto, raramente e quando se liga nem sempre você encontra o tratamento que deseja. Para vocês terem uma ideia encontramos um apartamento legal em Dublin 8 que era administrado por uma empresa chama Advanced, onde nossa ligação foi atendida pela agente imobiliária. Marcamos a visita gostamos da lugar, do valor e ficamos apenas de enviar a documentação no outro dia. Ela pediu o documentação pessoal, referencia do antigo landlord e as referencias de trabalhos. Enviamos tudo direitinho no prazo combinado e ela ficou de dar a resposta até o final da tarde. Como tínhamos prazos a cumprir precisávamos de um retorno para poder decidir. A agente simplesmente nos enrolou 5 dias dizendo que estava analisando a documentação. No final desse quinto dia fui pessoalmente no lugar e exigi uma resposta, de fato ela me deu: suas referencias não são boas …. só isso, já estava meio nervoso e nem questionei apenas sai do lugar para continuar a busca. Não sei se são boas mais com essa mesma documentação conseguimos alugar o ap que estamos agora. O que acontece é que eles não tem pressa pra resolver as coisas e são quase sempre muito, muito ruins mesmo, desorganizados e nada prestativos. Continuamos nossa busca e encontramos esse apartamento em Dublin 12. Agendamos uma visita, gostamos entregamos a documentação e no outro dia já mudamos.

Claro essa foi uma experiência negativa e não é uma regra mais acontece. Quando você fala diretamente com o dono da casa as coisas são mais simples. Tudo é negociado então você tem que conversar muito, perguntar para não ter surpresas desagradáveis. Em alguns lugares as pessoas pedem referencias de empregos, da escola, extratos e tudo que possa comprovar sua documentação mais tem muitos lugares também que a pessoa pede apenas o deposito e pronto. Claro tudo que for fazer peça recibos e procure outros números de contato da pessoa.

DICA: Quando forem ver uma casa já levem o dinheiro do deposito porque se vocês gostarem já podem fechar o negocio ali mesmo. Como a oferta de casas estava pequena tivemos casos em que ficamos de ver e quando retornamos a casa já tinha sido alugada.

Mesmo já com a sensação de que morar no centro não era vantagem ainda ficamos com a cabeça muito fechada para Dublin 8 mais depois que visitamos alguns lugares vimos que é muito melhor ainda do que Dublin 8, claro tem a dificuldade da locomoção mais nada que uma Bike, ônibus u o LUAS não resolva. Era uma visão que eu já tinha mais agora tenho certeza: Morar nas regiões fora do centro é a melhor escolha porque você tem casas melhores, maiores, modernas e com o preços menores ou quase igual da região central. Como fator decisivo para esse apartamento levamos em conta estarmos em frente a estação do Luas, o que facilita o deslocamento, a qualidade e tamanho do apartamento e a localização perto de supermercados, feiras, bancos etc. Acredito que no nosso caso não teremos problemas porque podemos usar o LUAS ou comprar uma bike, que é meu plano. Outro fator foi o fato do LUAS para bem na porta então é ótimo para meu emprego no The O2.

Como disse agora estamos morando com outro casal, os nossos já amigos Adauto e Priscila. Já conhecemos eles a um tempo por terem fechado com a NED então já tínhamos muito contato o que nos levou a convida-los para morar com a gente. Por esse inicio acredito que será uma experiência melhor por ser outro casal, acho que por serem casal os pensamentos são iguais. Claro todo mundo tem que se ajudar, fazendo isso dá tudo certo.

Para minha sorte que gosto de dar uma corridas temos 1 parque em frente ao prédio e também uma rua lateral que acompanha o Grand Canal então estamos cercados por uma área verde muito bonita.

No fim o preço dessa casa ficou 150 euros a mais do que as outras que encontramos em Dublin 8, o que acabou sendo pouco perto do espaço e da qualidade da casa. Conseguimos do jeito que queríamos com 2 banheiros, espaço e principalmente facilidade na locomoção. Teremos varias opções mais provavelmente ficaremos com o LUAS e a Bike. O cartão mensal do LUAS da nossa estação até o centro para uso ilimitado custa 50,50 euros (estudante). A Stéfane já comprou o dela e eu estou pagando avulso até o final do mês quando irei comprar uma bike ou o cartão também.

Bem, então já temos nosso apartamento novo. Agora é correr atras dos objetivos do segundo ano que começa no próximo dia 8 de março ….

Anúncios

26 comentários sobre “Mudamos para Dublin 12

  1. Ola Aline, nos moravamos ai sim mais mudamos em fevereiro ….. estamos uma estacao antes agora hehehe.

  2. André & Stéfane,
    Estava procurando por referências de D12, pois fechamos (Eu e minhas amigas) um apartamento ai hoje.
    Quando achei seu blog e percebi que vamos ser visinhas!rsrs Iremos morar no apartamento térreo desse mesmo prédio, que fica em frente a estação Black Horse, é isso né?!rsrs
    Que legal, agora fiquei mais feliz com a nossa escolha.

    Bjos

  3. Ola Ana Paula voce pode ir de LUAS, BUS ou ate mesmo de Bike. Dublin e uma cidade muito pequena e em 20 minutos voce ja esta em qualquer lugar hehehe. Geralmente o aluguel fica na casa dos 250 euros para 2 pessoas no quarto mais pode ser menos ou mais dependendo do numero de pessoas na casa.

    Abracos e sucesso por aqui !

  4. Oi André!!
    Eu estou indo para Dublin em fevereiro!!
    E como vc falou, morar longe do centro é mais barato,
    mas qual a distância até o centro??
    dá para se virar caminhando e de bike nessa distância??
    É muito caro dividir apê de um dormitório entre duas pessoas??
    abraços!
    Ana

  5. Olá Magna,

    D12 e uma ótima região mesmo. Estamos lá a 3 meses e estamos gostando muito. Coloque no mapa Landsdowne Valley que vai dar exatamente em frente onde a gente mora. Pagamos 287,50 cada um por mês.

    É uma ótima região mesmo, recomendo.

    Abraços

  6. Oi Andre, eu e meu esposo vamos para Dublin em agosto estudar na NED. Gostei muito do local a onde vc está morando é exatamente isso que estou procurando. Sei que é em D12 mais precisamente onde? gostaria de saber se por aí tem mais ap desse tipo para alugar. Gostaria de saber qto vc paga por mês só para eu ter uma idéia. Nós queremos um lugar mais tranquilo.
    Abraços, Magna.

  7. Querido André, quero que vc saiba que o seu blog é tudo de bom eque sempre tira todas as minhas dúvidas. Vcs 2 são ótimos!! Obrigada por compartilhar conosco as suas experiências, estamos planejando a nossa viagem desde março de 2012. Marcamos a nossa ida para setembro e estamos ansiosos pela chegada, mas, graças as suas dicas estamos tranquilos em relação a muitas coisas, valeu por estar fazendo isso, desde já nos identificamos com vcs e agradeçemos muito. XOXO.

  8. Olá Lidiane tudo bem.

    D8 é uma boa região…. no meu primeiro ano morei em D1 mais desde inicio de fevereiro me mudei pra D12.. Acho se você ficar perto da Linhas do LUAs estara bem servida, analise a casa e se tiver facilidade de locomoção fica fácil.

  9. Olà André.
    Tenho acompanhado seu blog desde que começamos nossa programação de viagem e tem sido muito útil. Obrigado pelas informações!
    Estamos em dublin a 4 dias, procurando uma casa pra nòs, como somos em 5 pessoas temos tido dificuldades. Estudamos na Seda em D8. Você tem alguma dica sobre os bairros aqui (segurança, transporte)? Muito obrigada!

  10. Olá meu amigo, estamos dividindo com outro casal, total 4 pessoas na casa, 287 euros pra cada.

  11. Prezado André estou indo para Dublin em setembro e assim como todos, estou cheio de dúvidas. Achei o apartamento fantástico e você poderia me tirar a dúvida de quanto está pagando por mês nele e se você está só com Stefany, ou se vc está morando com mais pessoas.

  12. Esses apertos servem pra ajudar o pessoal né hehehe, é cada coisa que elem inventam que ao que parece eles não querem alugar o apartamento.. esse povo é tudo louco.

  13. Nesses 6 meses que estou aqui, me mudei 2 x e já vi muita loucura nesse negocio de alugar apartamento, uma vez me pediram DOIS depositos! Voce acredita? Perguntei ao meu professor, se isso era comum, ele disse que não, que eu não aceitasse isso de maneira nenhuma! Eles sabem que a pessoa tá muito interessada e exigem coisas absurdas. Mas graças a Deus temos uma otima landlord, e conseguimos um ap bom.
    Lindo o ap de voces! Boa sorte pra voces no segundo ano!
    beijos

  14. Parabéns André e Stefani! Apartamento lindo. Vista perfeita! Quanto deve custar um desses? rssrsrs

    To meio sumido da net, mas tenho que ti falar que seu novo site ficou da hora. muito bacana!!!!

    Eu to ancioso pra chegar ai! preocupado com umas coisas, mas tranquilizado com outras… heheh mas é normal

    parabéns pelo site e pela nova casa! SUCESSO PRA VOCEIS!

  15. Parabens cara… pelo blog, pelo AP…
    estou indo em Março e, como já é de se esperar, estou mto nervoso…
    Seu blog está me ajudando mto.
    Valeu, abraços

  16. O meu amigo sera um prazer te receber. Mesmo tendo morado apenas 7 semanas com você já te considero meu irmão cara, voce é Ducaralho …. Realmetne só entendi quem já passou por essas ruas e já sentiu o ar de Dublin…….

  17. Obrigado Vitoria, é um prazer receber comentários assim de pessoas que pesquisavam no brasil e agora estão em Dublin. Agora vou dominir minha frequência por esse lado da cidade porque mudou pra D12 mais sempre passo por ali sim com os alunos ou até mesmo indo no centro para resolver alguma coisa. Vou colocar seu blog nos nossos links parceiros, seja bem vindaaaaaaaaa.

  18. LINDO LINDO LINDO!!!!!!!…. O APTO, PARECE SER MUITO CONFORTÁVEL, ADOREI TB A COZINHA….QUERO UM ASSIM QDO ESTIVER POR AI!!!
    VC MERECE!!!

  19. Muito legal este apto. Estes dias vi um cara na rua parecido contigo…hahaha…acompanho o blog desde o tempo em que eu ainda estava no Brasil e só vejo as fotos de vocês, mas acho que te vi na frente da St. Patricks Church. Estou morando em Dublin 8 e tô sempre caminhando por alí. Ah, muito bom o “novo” blog de vcs.

    Abraços

  20. Grande André! Parabéns irmão, estou muito feliz por você e pela Stéfane cara! O ap de vocêis é muito bacana cara!!! Sucesso sempre ae irmão e quem sabe eu não vou te visitar pra gente tomar umas e dar muitas risadas ae e lembrar os dias de Summerhell ehehehe Aquela dos caras de calça de moletom e tênis branco foi muito foda! Só entende quem ja morou em Dublin fala ae cara? Tudo de bom e até mais!

  21. Andréééé, adorei o apto de vocês, parabéns!!!
    Sabe que ler esse post me fez sentir “borboletas no estômago” e meu coração acelerou, acho que é porque me imaginei por aí! Já mandei o link do post pro Vi, rsrssrrs.
    Sobre morar sozinhos, claro que eu de fato não sei como é porque não estamos aí ainda, mas pelos apartamentos que vemos no daft, os de 1 quarto com sala, cozinha e banheiro não me parecem tão pequenos, e apesar de custarem cerca de EU 800,00 eu não achei caro – mas claro que vi alguns de 02 quartos que sairiam mais em conta se dividíssemos com outras pessoas.
    Mas enfim, a gente só vai ter noção mesmo quando chegar né, pela internet é tudo vago, e já li que nem sempre os aptos são o que aparentam pelas fotos que colocam no Daft.
    Caso a gente divida apto, gostaríamos que fosse como a situação de vocês, com outro casal.
    Mais uma vez parabéns.
    Beijosss
    Dai

  22. Gente..que ap lindo..Que vcs sejam muito felizes na casa nova…Parabéns!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s