Economia Irish cresce mais que o esperado

Deixe um comentário Padrão

O Departamento Central de Estatísticas irlandês revelou hoje que a o Produto Interno Bruto (PIB) do país avançou 1,6% no segundo trimestre, face aos primeiros três meses do ano, período em que acelerou 1,9%.

O desempenho em cadeia em cadeia (entre trimestres) da economia irlandesa superou largamente as previsões dos analistas sondados pela Bloomberg, que esperavam um crescimento de 0,3%. Em termos homólogos, o PIB do Tigre Celta subiu 2,3%.

A puxar pelo PIB da Irlanda, que tal como a Grécia e Portugal está sob um resgate internacional, esteve sobretudo o investimento, que subiu 6,4%.

As exportações também, ajudaram com um crescimento de 1% no segundo trimestre, com as operações da multinacionais Microsoft e Intel a impulsionarem a economia do país abalada pelo colapso do sector imobiliário. Já as importações desceram 0,6%.

Em reacção aos dados do PIB, os juros das obrigações irlandesas estão hoje a recuar em todas as maturidades. A ‘yield’ dos títulos de dívida a dois anos, por exemplo, desce aos 9,079%, depois de terem atingido um máximos desde a adesão ao euro nos 23,2% no passado dia de 18 de Julho.

Fonte: Sapo.pt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s