Volta às aulas na Irlanda

Comentários 2 Padrão

Para muitas crianças esta semana foi de começo de ano letivo. Diferentemente do Brasil aqui o ano começa na primeira semana de setembro e termina na primeira semana de julho sendo que tem as férias de inverno em janeiro seria mais ou menos assim:

Brasil: fevereiro a julho- agosto a dezembro.
Irlanda: setembro a janeiro- fevereiro a julho.

Nesta terça-feira foi o primeiro dia da Anna na escola, pois ate então ela frequentava só a creche e acho que a maioria de nós se lembra do primeiro dia na escola. Me lembro da minha mãe e meu pai me acenando um tchau da janelinha enquanto eu tentava assimilar o que estava acontecendo.

A creche aqui não e publica sendo necessário pagar uma privada. Por ser muito caro os pais acham mais vantajoso pagar uma Aupair do que pagar a creche. Dai o grande mercado para intercâmbistas. A Laura mãe das crianças disse me uma vez que á Aupair sai mais barato do que a escola. A escolinha custa em média 15-20 euros por 3 horas ao dia. Há dois anos o governo passou a ajudar as famílias que precisam trabalhar pagando o primeiro ano da criança na creche, mas depois é por conta dos pais. Sorte da minha mãe que tem dois menininhos: Júnior (4 anos) e o Marcelo(2 anos e seis meses) que desde os dois anos frequentam a creche da prefeitura das 7:oohs á 17:00hs de graça, incluindo tratamento odontológico, nutricionista e psicóloga.

As escolas aqui em sua grande maioria são publicas, mas existem as particulares porém são muito caras e a qualidade da educação e praticamente a mesma. Aqui as crianças aprendem além das matérias básicas como matemática, geografia, história, educação física existem ainda religião (matéria obrigatória), ciências, inglês, gaélico e musica. Os livros não são gratuitos sendo necessário comprar todos os livros (muitos pais reclamam dos preços). Os horários das escolas também são diferenciados para o ensino fundamental e pré- escola iniciando se as 9:30hs e terminando as 15:30hs já para o colegial começa as 10:00hs e termina as 16:00hs. O uniforme e bem engraçadinho e traje social calça, camiseta, casaco de linho e sapato preto pra meninas o mesmo ou saia e também vestidos. O que muda são os emblemas nos casacos e as cores: verde escuro ou vermelho. Quando terminado o colegial a garotada presta vestibular para as universidades desejadas. Este ano a seletiva foi em agosto e o resultado divulgado no jornal ”Irish Times” com um caderno especial para notas dos cursos e das faculdades. Bem organizado e rápido!

Anúncios

2 comentários sobre “Volta às aulas na Irlanda

  1. Olá Joelma, sim aqui os adolescentes que terminam fazem uma grande prova pros cursos desejados, eles se escrevem na faculdade de preferencia e fazem o vestibular. Depois de alguns dias sai o valor médio das escolas(pontuação).Só não sei dizer se todos conseguem as vagas desejadas.
    Abraço!!!

  2. Ola, querida, nao existe vestibular na Irlanda. O que acontece e uma prova geral estilo ao ENEM e de acordo com a pontuacao, os adolescentes podem se inscrever nos cursos das faculdades e obter uma vaga no curso que procuram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s