Tem coisas que não entendo nos Brasileiros

Comentários 9 Padrão

Eu sou muito eclético musicalmente, gosto de praticamente todo tipo de música, desde que seja boa claro, mesmo tendo no meu playlist mais de 70% de rock e música eletrônica. sou fã de todas as vertentes e gosto mais ainda de quem inventa uma coisa diferentes que cria um novo caminho para a música que esta sendo tão castigada nos últimos anos. Vi esse vídeo e confesso que ficou legal a versão, só acho que eles não sabem nem um pingo da historia dessa música, do que esta falando e qual o objetivo da letra. As vezes os Brasileiros tem essa mania de fazer versões “abrasileiradas” de músicas famosas, mais convenhamos nem tudo da certo ou pode ser feito.

Cantam numa alegria e satisfação que assusta, eles provavelmente não sabem que o Sunday Bloody Sunday foi um dos acontecimentos mais tristes da historia recente da Irlanda. Numa manifestação ocorrida na Irlanda do Norte os militares britânicos abriram fogo contra um grupo de pessoas matando 14, 5 foram atingidos de costas e nenhuma portava arma de fogo, o que mais assusta é que 6 das vitimas eram crianças. Este dia desencadeou inúmeros confrontos, atentados terroristas na Irlanda e na Inglaterra entre outras dezenas de situações entre grupos de libertação da Irlanda e tropas da rainha. Com uma situação tão chocante o IRA (Irish Republican Army) que havia sido fundado 2 anos antes ganhou força e inúmeros adeptos o que aumentou mais ainda a tensão e a situação da relação entre Irlanda e Inglaterra, o grupo armado praticamente declarou guerra a rainha isso em 1972. Em mais de duas décadas de conflitos o IRA foi responsável por mais de 3500 mortes.

A principal razão IRA pela qual lutava era pela igualdade religiosa, visto que 75% da população norte-irlandesa era protestante e o pouco que restava, católica, o que fazia que houvesse uma desigualdade e preconceito entre as religiões. Como os protestantes eram maioria, decidiam candidaturas políticas, plebiscitos, entre outros, impedindo que a vontade católica se manifestasse.

Em 28 de Julho de 2005, o IRA anuncia o fim da “luta armada” e a entrega de armas. Mesmo assim depois de 7 anos do fim da luta armada, conflitos estão acontecendo na Irlanda do Norte pelo mesmo motivo, claro que com menor intensidade mais sempre vemos nos jornais aqui de Dublin alguma coisa relacionada como casos de policiais católicos assassinados mais isso se restringe a regiões ou ruas e não significa um risco para o turismo ou a própria Irlanda estamos. É muito triste isso mais se formos vermos fatos como estes, no Brasil teríamos tema para no mínimo umas mil “Sunday Bloody Sunday”.

Anúncios

9 comentários sobre “Tem coisas que não entendo nos Brasileiros

  1. Parabens Andre!!
    Eu tb nao conhecia essa historia.. apenas a musica…
    Acompanho seu blog sempre.. porem essa foi uma das materias mais interessantes que vi por aki…

    Um abraco!!

  2. Os meses que antecedem a viagem realmente são tensos hehehhehehe, entretanto é uma sensação muito boa tambem.

    Abraços

  3. Obrigado Andreza, as opiniões são distintas, e os pontos de vista diferentes, ainda bem porque imagina se todo mundo tivesse a mesma visão das coisas ….. obrigado pelo comentario, continue sempre nos visitando……………… vc ja esta em Dublin ou ainda esta por vir

  4. isso isso isso como ja dizia o chaves, eu acho a internet um universo tão bacana por isso cada um tem seu ponto de vista e trilhões de opiniões. Vamos juntos caminhando nessa loucura que é a Vida Intercambista.

    Abraços

  5. Pois é, principalmente quando se fala de música (e artes em geral) não convém falar em certo e errado, e sim em pontos de vista distintos. Eu só comentei para manifestar minha visão, e não para apontar o que é certo.

    Legal que você será colunista do Dublin para Brasileiros! Vou acompanhar lá também! E legal também saber que você está acompanhando meu blog! Seja sempre bem vindo ao Vida Intercambista! Grande abraço!

  6. André ….
    Polêmicas a parte, antes de qualquer coisa parabéns por elucidar o que foi o Bloody Sunday, sinceramente acho que você acertou em cheio ao postar este assunto (nem de longe me refiro a música interpretada pelo grupo), pois tenho certeza que muitooooooooooos sempre cantaram Sunday Bloody Sunday sem que tenham idéia do que significa e pior ainda imaginar os intercambistas que vão à Irlanda sem saber o quanto este episódio significa para a história da Irlanda.
    Este post de hoje sem dúvida nenhuma demonstra o sucesso do seu blog.
    PARABÉNS 🙂

  7. Muito boa a sua opinião, boa mesmo…….. ter opiniões diferentes é sempre bom. Claro que tudo depende do ponto de vista e dos pensamentos de quem o fez, o meu esta certo, o seu esta certo e outros tambem estão, isso que é bom na vida. Muitos pontos de vistas e colocações diferentes sobre um mesmo tema.

    Abraços meu amigo, qualquer coisa estamos por aqui. Estava esses dias vendo essa semana mesmo as suas atualizações sobre as novidades aqui na irlanda hehehhe, tem cada coisa né. A gente ri tanto das coisas que acontecem com a gente tambem…

  8. Fala, André!

    Em minha modesta opinião, a música (e outras formas de manifestação artística) não devem ter fronteiras ― sejam morais, culturais e muito menos políticas. Pessoalmente não considero cantar “Sunday, Bloody Sunday” animadamente numa espécie de samba-rock algo que de alguma forma falte com respeito com o evento histórico em si.

    Claro que houve um evento triste e “sangrento” que provocou a existência música, mas uma vez que a música é música, como música ela deve ser tratada. Às vezes a tal canção representa o evento em si, mas em certos contextos representa somente o grupo de rock que a compôs ou a ‘vertente de rock’ a qual se inscreve.

    Pense no hino da França, no quão “sangrento” ele é e no contexto em que ele foi composto. Apesar da letra “bélica” ele pode ser tocado quando um francês ganha uma medalha numa competição de natação. Nesta ocasião o hino representa somente a França, e não os acontecimentos sangrentos que provocaram sua composição.

    Enfim, isso é o que eu penso! Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s