Sangue Latino não é bem vindo

Comentários 4 Padrão

A doação de sangue no Brasil infelizmente caminha a passos lentos. O governo federal bem que tenta aumentar o numero de interessados com campanhas e programas mais esse esforço nem sempre é suficiente ou chega a mexer com as pessoas. Uma coisa é fato, a cada 2 segundos alguém precisa de uma transfusão de sangue no Brasil de acordo com a Fundação Pró-Sangue e como ainda não existe um composto que pode substituir o sangue humano esse “alguém” pode vir a falecer por falta de doadores. O mais interessante é que esse “alguém” pode ser qualquer um de nós pois estando vivo a qualquer momento podemos nos acidentar, ter algum problema de saúde e precisar da ajuda de uma pessoa desconhecida que tirou pouco mais de meia hora e fez uma doação.

Nos nunca precisamos fazer uma transfusão mais sempre colaboramos pontualmente doando de 3 em 3 meses no Brasil e assim fazendo nossa parte nessa rede de solidariedade pois é um ato que não doí nada, é rápido e você sai com uma satisfação muito grande no coração por saber que vai ajudar uma ou dezenas de pessoas.

Chegando aqui logo perguntamos a professora se existia algum orgão que fazia esse trabalho aqui em Dublin. Ela nos respondeu e para nossa surpresa a Blood Donation Clinic fica bem atrás do pr[edio na Heineken, local por onde passamos todo dia indo pra escola. Na semana passada tirei um tempo pra ir lá ver como funcionam as coisas por aqui e me decepcionei porque simplesmente o sangue latino não é bem vindo aqui na terra verde, pelo menos para ser um doador. Logo na recepção fui informado que talvez não seria possível fazer a doação por ser de um país latino mais mesmo assim fui encaminhado pra entrevista, fato natural é normal. Logo de cara e pessoa pega um mapa e me explica que ninguém oriundo da América latina e países da américa central podem fazer doação de sangue aqui pelo risco de contaminação por malária, febre amarela e principalmente chagas. Fiquei surpreso porque esse tipo de doença esta muito controlado ao até mesmo extinto no Brasil há alguns anos, ela ficou meio sem graça, me agradeceu e perguntou se queria passar na cantina pra comer algo. Peguei um calendariozinho que ela me deu e fui embora.

Claro que o país é deles e podem fazer o que quiserem mais generalizar mais da metade de um continente é foda né. Tudo bem, vou guardar meu nobre sangue para outro país.

Para quem ainda esta no Brasil, pensa em vir pra cá ou não uma coisa é certa, procure um hemocentro e faça esse ato de solidariedade. Uma doação pode salvar ou ajudar muita gente já que o sangue coletado pode ser usado de várias formas. Outra coisa impotrante é dizer que quer ser doador de medula óssea, alias esse assunto já foi abortado aqui no blog quando falamos do Arthur uma criança da nossa cidades que esta lutando com a leucemia e precisa urgentemente encontrar um doador compatível, se você ainda não é cadastrado pense direitinho pois você pode ser essa pessoa.

Mais informações sobre o caso do Artthur você encontra nesse post ou no site da campanha.
Para ser um doador procure o hemocentro mais perto ou acesse o site do Ministério da Saúde.

Anúncios

4 comentários sobre “Sangue Latino não é bem vindo

  1. É realmente uma generalização muito grande rodrigo, como diz aquele velho ditado: azar é o deles heheheh abraços e obrigado pela visita

  2. Que coisa hein André!!!!
    Se estivesse em seu lugar ficaria muito surpreso tb… Não aceitar Sangue LATINO.. foda d+++

  3. Obrigado Luciane, é uma pena. heheheheh vamos guardar nosso nobre sangue latino para outras pessoas.

    ABraços

    Obrigado por “favoritar” nosso blog heheheh

  4. Nossa, fiquei muito triste com essa notícia. 😦
    No Brasil doava sangue a cada 3 meses (que é o máximo permitido para mulheres) e queria continuar com essa prática aqui.
    Infelizmente também vou ter que guardar meu sangue para outro país… rs

    Aliás, parabéns pelo blog, vou adicionar aos meus favoritos “Irlanda”. 🙂

    Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s