Contas mensais

Comentários 35 Padrão

Muitas pessoas tem me perguntado sobre um dos principais problemas para intercambistas, a grana claro.
Fazer um cálculo mensal de despesas é uma coisa que varia muito de pessoa para pessoa, isso porque cada uma tem um ritmo de alimentação, gosta de determinados produtos e comidas e acima de tudo vem o aluguel que também varia demais de acordo com a localização, comodidade, conforto e privacidade. Vou mostrar aqui como estamos fazendo mas isso não pode ser considerado uma regra.

Aluguel: Estamos morando eu, Stéfane e mais 3 garotas. Temos um quarto separado, ou seja, estamos em 5 no apartamento aqui em Dublin 1 bem perto da Conolly Station. Verba 160,00 euros/mensais .

Alimentação: Não comemos nada na rua, nem lanche, nem refrigerante, nada. Mais em casa comemos de tudo: leite, pão, cereal, geleia, arroz, frutas, vegetais e legumes, macarrão, pizza, suco, refrigerante, iogurte, assados etc. Carne não é sempre, só quando encontramos um com preço bem bacana (reduced) ai pra substituir compramos empanados de frango e hamburger. No primeiro mês não encontramos nenhuma com preço digamos razoável, de duas semanas pra cá estamos comendo carne diariamente, claro que sem a fartura que tínhamos no Brasil porque aqui a carne é realmente muito cara. No inicio estávamos economizando e comprávamos apenas 10 euros por semana para cada um, agora como já trabalhamos e ganhamos os primeiros euros passamos a conta para algo em torno de 15 euros por semana. Verba 60 euros/mensais nesse valor já está incluso produtos de limpeza e higiene pessoal.

Internet: Temos uma internet de 7MB. Verba 7 euros/mensais.

Telefone: 20 euros (1 recarga mensal). Falo de graça com todos os telefones da Vodafone, no caso 99,9% dos Brasileiros e ligo pro Brasil pagando 9c para telefone fixo, 25c para moveis e 15c para mensagens de texto. Verba 20 euros/mensais.

Energia: Ainda não chegou a primeira conta, mais não teremos que pagar nada dessa primeira conta já que improvisamos um quarto temporário para aluguel na sala e estamos com lotação máxima desde a inauguração. Já temos o valor suficiente para pagar a primeira conta bimestral que deve ficar entre 130 e 180 euros, um calculo baseado na quantidade de pessoas e tipo de casa já que a nossa é 100% elétrica. Pelo que conversei com outras pessoas a conta vem em torno de 12 euros mensais pra cada numa casa de 5 pessoas.

Despesas com transporte: Só precisei de transporte 5 vezes, 3 para trabalhar e 2 para fazer entrevista então não tenho um valor fixo mensal, vamos e voltamos pra escola sempre a pé.

Pub e baladinha: Ainda não esta nos planos, só depois que conseguir um trabalho ou reforçar bem o cofre. Claro que saímos para divertir nos pubs e parques mais sem gastar porque uma pint de 4 a 6 euros ainda não esta inclusa no nosso orçamento.

Fechando a conta e passando a regra:
Aluguel: 160 euros
Alimentação: 60 euros
Celular: 20 euros
Total: 240 euros (1 pessoa)

Como disse é o que fazemos, estamos economizando cada centavo e não comendo absolutamente nada na rua. Tem pessoas que conheci que gastam em torno de 50 por semana com alimentação e 280 pra morar sozinho num quarto. Tudo é muito relativo e depende do que você quer e principalmente do que você pode pagar.

Para controlar melhor as despesas criamos uma planilha onde colocamos tudo que gastamos por semana, pois como disse levamos tudo na ponta de caneta para não termos surpresas desagradáveis no final do mês. Quem quiser ter essa planilha basta deixar um comentário que envio por e-mail.

Anúncios

35 comentários sobre “Contas mensais

  1. olá André adorei seu orçamento…. e sua dicas estão sendo essenciais para poder me organizar para a viagem… grata

  2. Infelizmente perdi essa planilha ….

    Vou ver se consigo um tempo pra fazer de novo dai te envio.

    Abraços

  3. Obrigado Ana Flávia, é um prazer poder compartilhar nossas aventuras…………

    A planilha infelizmente não tenho mais……..

  4. André!!! descobri ontem seu blog atraves de uma amiga. Estou de viagem marcada pra Dublin em fev! E to devorando todos os posts!
    Aí que fiquei bem interessada nessa planilha ai! Me manda por favor?
    Obrigada e bjs!!!

  5. Oi Kleberson tudo bem meu amigo, obrigado pelos elogios no blog.. infelizmente não tenho mais essa planilha pois apaguei algumas coisas acidentalmente. Vou tentar localizar uma copia em alguem e-mail perdido aqui e se achar te envio com certeza……

  6. O Blog é realmente muito bom, dicas muito uteis, parabéns!
    Vou para Dublin em abril, você pode me enviar a planilha?!
    Abraço!

  7. Olá André,
    Estou adorando as dicas, realmente bastante práticas e úteis, se você pudesse gostaria que me enviasse a tabela para as contas.
    E desculpa a intromissão mas quanto vocês levaram mais ou menos para a viagem?
    Abraços.

  8. Olha adriana vou ser sincero com você. 6 meses não da pra ficar bom não viu, acredito que 1 ano seja pouco para quem vem com ingles assim basico como o meu, o seu e a maioria das pessoas……

    Mesmo tendo foco e estudando pra cacete você aprende sabe, mais não da pra ficar fera porque é uma coisa que se aprende de tem que digerir … refletir,, claro que é uma opinião minha.

    Meu irmão mora nos EUA a 11 anos e tambem teve essa dificuldade, mais se você conseguir conviver 24 horas por dia so com pessoas que falam ingles o tempo pode diminuir.

    Abraços, qualquer coisa estou a disposição

    André

  9. Fala Andre,

    muito bom o blog maninho…parabéns

    queria essa tabela, pode ser??? rsrsrs

    abraços

  10. André, adorei as informações estou com muitas dúvidas em qual país ficar, alguns amigos sugerem EUA (São Francisco) e outros sugerem a Irlanda. Qual sua opinião? Quero ficar aproximadamente 6 meses, para estudar, meu inglês é básico. Por gentileza, me envie a planilha para organizar minhas propostas. grata,

  11. Oi Andre, muito boas suas dicas, inclusive da planilha, se puder me mandar sera otimo……..vou pra Dublin no começo de maio e estou perdida….rssssss

  12. oi André
    Tenho acompanhado direto o blog de vocês, inclusive recebendo as atualizações por email. Estou indo agora dia 03/6 e fiquei super interessada na planilha. Se puderes me enviar agradeço. Ah, tem chovido muito por ai? abraço

  13. Com certeza, é economia geral mesmo..

    Abraços qualquer coisa estamos a disposição

    André

  14. Como são controlados..
    Parabéns!!!
    A partir de junho estou por aí…quero ver se consigo manter este ritmo!!Rs

  15. Gostei muito,
    quero economizar bem tbm, até arrumar um emprego 😀
    me manda por email a planilha… please

  16. ótimo post.. acredito que grande maioria dos intercambistas possuem dinheiro contado, mas como não possuem muita organização, acabam quebrando todo esse orçamento.
    parabéns a vcs dois pela força de vontade.. hehehe e gostaria da planilha tbm.. obrigada..

  17. O nosso saiu por 800 conto, tem 2 quartos, sala e cozinha grande. Dai dividimos por 5 pessoas, 2 num quarto e 3 no outro que dá os 160 mensais,,,,

    È bom olhar antes de vir mais você só tera contato direto com os locais de chegar aqui, os anuncios são rotativos e alguns que estão no daft já foram ate alugados….

    Chegando aqui a coisa fica mais facil… procure conhecer pessoas antes de vir … inclusive na acomodação da escola que vc for ficar…. como fizemos.

    Abraços

    André

  18. Nossa André, muito bom o post. De tudo que já li sobre gastos mensais o seu foi o mais economico, gostei disso. rs
    Estou indo agora dia 16/05 pra Dublin e já quero chegar com o maior controle possivel sobre os meus gatos. Por favor se você puder me passar a planilha serei muito grata. =D

    Bjus

  19. Olá!!Estou indo em julho e gostaria, se possível, de ver a Planilha!
    Obrigado!

  20. André, como conseguisse esse apto? Tenho visto no daf.ie e está sempre na faixa de EUR500,00, mesmo os sharing, em D1…

  21. Fala andre!!! me manda essa planilha ai que me interessei tbm! fora isto adorei o dublin on foot , abraços

  22. André você tem o melhor blog de comer viver o dia a dia em uma cidade desconhecida. Parabéns! Se puder me enviar a planilha fico grata.

  23. Olá André,
    Parabéns pelo blog. Tenho acompanhado ele desde o início.
    Planejo ir em janeiro de 2012 para a Irlanda.
    Ele tem sido muito útil para tirar uma série de dúvidas a respeito do país.
    Me passa a planilha também, por favor!

    Abraço,
    Diogo Vargas

  24. Oi tenho acompanhado o blog de vc’s e estou adorando , pretendo ir no começo de 2012 mas vou sozinha …. pode me passar a planilha por favor

    valeu !!!

  25. Olá André,
    Parabéns por este post e todos os outros, e se puder me enviar a planilha,agradeço.
    Add o blog de vcs no blogroll

    Obrigado e Parabéns!

  26. Olá!

    Acesso o blog de vocês desde o ínicio e temos (eu e minha esposa) planos de ir no início de 2012 e acredito que teremos estaremos uma situação parecida com a de vocês. =D

    Só fiquei com uma dúvida, esse valor que você colocou é individual ou para o casal?

    Parabéns pelo blog!

  27. Ola ANdre,

    Muito boa sua ideia!!! Teremos as mesmas dificuldades que a de voces no inicio…se puder nos enviar sua planilha para termos como base seria legal..

    obrigada!

    Parabens pelo blog!

  28. Boa tarde André, primeiramente parabéns pelo blog, estou lendo todos os posts e tem sido de grande ajuda, peço por gentileza que me envie a planilha de gastos que você criou, valeu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s