Partido de oposição vence eleição na Irlanda

Deixe um comentário Padrão

O principal partido de oposição da Irlanda, o Fine Gael, venceu as eleições realizadas na sexta-feira e deve começar a negociar a formação de um novo governo com o Partido Trabalhista em poucos dias. Dos 154 dos 166 assentos já definidos no Dail, a Câmara Baixa do Parlamento, o Fine Gael conseguiu 70, seguido pelo Trabalhista, com 36, e o Fianna Fail, que acaba de ser retirado do poder, com 18 assentos. O partido esquerdista Sinn Fein obteve 13 assentos, assim como os legisladores independentes.

Enda Kenny, líder do Fine Gael que deverá se tornar primeiro-ministro da Irlanda, disse no sábado que o socorro oferecido ao país pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), de 67,5 bilhões de euros (cerca de US$ 93 bilhões), foi “um acordo ruim para a Irlanda e um acordo ruim para a Europa”.

Espera-se que Kenny inicie uma campanha de renegociação dos termos do resgate já na sexta-feira, em uma reunião em Helsinque, Finlândia, com o Partido do Povo Europeu, que é formado por líderes dos partidos direitistas Cristãos Democratas da Europa e votam juntos no Parlamento Europeu. Na próxima semana, as negociações deverão prosseguir em Bruxelas, Bélgica, com o Conselho Europeu.

Autoridades do Fine Gael têm afirmado que vão buscar reduzir a taxa de juros de 6% que é cobrada sobre o socorro oferecido ao país e alguns sugeriram que os detentores de títulos da dívida da Irlanda assumam parte dos prejuízos. Isso abre o caminho para um confronto com autoridades europeias, já que tanto Bruxelas quanto o Banco Central Europeu (BCE) se opõem a essa sugestão.

O próprio Fine Gael está dividido sobre o assunto. Alguns membros do partido veem a ameaça de impor perdas aos credores meramente como um meio de pressão para obter concessões da Europa sobre a taxa de juros do acordo de resgate. Outros querem garantir que os credores realmente sejam punidos.

O Fine Gael chegou ao poder com ajuda dos votos de eleitores furiosos com a crise econômica irlandesa e com as enormes dívidas do país, enquanto o Fianna Fail foi castigado por não ter conseguido controlar os bancos quando eles se envolveram em empréstimos imobiliários problemáticos. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Estadão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s