Fim de Papo.

Deixe um comentário Padrão

O contestado primeiro-ministro da Irlanda, Brian Cowen, vai dissolver o Parlamento na próxima terça-feira, pondo fim ao seu Executivo, e anunciar nova data para as eleições legislativas antecipadas, ao fim de várias semanas de drama político no país.

Este esperado anúncio de Cowen, relatado hoje pelo canal televisivo RTE e pela BBC online, vai marcar o fim do seu tumultuoso mandato, com auge na sua demissão na semana passada da liderança do partido no poder, o Fianna Fail.

Pelo caminho, e sob fogo cerrado de críticas duras à sua gestão da crise financeira, o chefe do Executivo falhara uma tentativa de remodelação governamental, perdendo as boas graças dos Verdes, seus parceiros de coligação, e vira a sua chefia ser brutalmente contestada no Fianna Fail.

O primeiro-ministro prometera então dissolver o Parlamento assim que a proposta legislativa de finanças – última peça no Orçamento de 2011 – fosse aprovada nas duas câmaras: o que ainda só aconteceu, ontem, na câmara baixa, passando agora ao Senado.

É esperado que a passagem deste orçamento – com cortes a ascender aos seis mil milhões de euros e aumentos de impostos – vá desagradar profundamente aos eleitores, já frustrados com os últimos anos de austeridade.

Antevê-se por isso uma derrota de peso do Fianna Fail no próximo sufrágio, a realizar-se muito provavelmente a 25 de Fevereiro. As sondagens mais recentes indicam que o partido que Cowen liderou até ao início desta semana – e agora sob a condução do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Micheal Martin – poderá perder até metade dos seus deputados nas eleições.

Os analistas estimam que o próximo Governo irlandês seja formado por uma aliança do Fine Gael (centro-direita) e com os trabalhistas – da mesma forma obrigado a cumprir os compromissos já assumidos pela Irlanda tanto com a União Europeia como com o Fundo Monetário Internacional e a pôr em capo orçamentos de austeridade nos próximos anos.

Fonte: P20

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s