News: Premiê renuncia como líder do partido governista da Irlanda

Deixe um comentário Padrão

O primeiro-ministro da Irlanda, Brian Cowen, anunciou sua renúncia como líder do partido dominante na Irlanda, o Fianna Fail

O primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, anunciou pela televisão neste sábado em Dublin sua renúncia à frente do partido Fianna Fáil.

Ao anunciar publicamente sua decisão, Cowen informou, no entanto, que seguirá à frente do governo até as eleições antecipadas de março.

O até então líder do Fianna Fáil (FF) é visto na Irlanda como o principal culpado pela grave crise econômica que sofre o país.

Na última quinta-feira, Cowen convocou para o dia 11 de março a realização de eleições antecipadas, poucos dias depois que o titular de Exteriores, Michéal Martin, abandonou o cargo por não conseguir tirá-lo da liderança do FF.

Nesse mesmo dia renunciaram outros cinco ministros correligionários, que, ao contrário de Martin, não planejam concorrer às eleições.

Estas renúncias no FF foram interpretadas pela oposição como uma grosseira manobra para tentar recuperar a deteriorada imagem do governo e do próprio partido, que está no Poder desde 1997.
Apesar do crescente descontentamento dentro de seu próprio partido e as contínuas disputas com seus parceiros de coalizão, os Verdes, Cowen havia insistido até este sábado que seguiria à frente do Fianna Fáil por muito tempo.

Em sua entrevista coletiva, disse que sentia “um profundo afeto” pelos homens e mulheres que trabalharam para o Fianna Fáil e queria que o partido estivesse nas melhores condições para a campanha eleitoral.
“Neste momento crucial, deveríamos nos focar nos programas políticos dos partidos e não nas personalidades”, afirmou o primeiro-ministro, que se manifestou preocupado pelo fato de que “as críticas internas ao Fianna Fáil” estão desviando a atenção de “tão importante debate”.

Fonte: Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s