Sua tarifa de energia é 24 horas ou dia e noite?

Comments 10 Padrão

Aposto que peguei muita gente com essa pergunta né …. mais preste atenção porque você pode estar jogando dinheiro fora com a sua conta de energia mais cara do que ela realmente é.

Eu sempre insisto no assunto conta de energia elétrica porque é uma coisa tão absurda o que acontece que parece piada. A primeira coisa engraçada é que não existe leitura então a conta vem por estimativa, o que deixa muita coisa no ar e pode  claro, revelar uma conta fora do normal. Todo mundo sabe que a conta de energia só vem de 2 em 2 meses porque o valor é bem pequeno se comparado ao poder de compra então a cada 60 dias você tem que preparar o bolso para esse pagamento que em geral não é tão alto, cerca de 250 euros para uma casa com 4 pessoas. Claro o valor pode variar muito dependendo do ritmo de cada um, tempo de banho, quantidade de vezes que se lava roupa etc..  Quando estava na outra casa a conta sempre vinha na faixa dos 200 euros estando 4 pessoas na casa.

Esperamos chegar a nossa primeira conta aqui no apartamento novo para podermos dar essa dica e ajudar a todos na resposta da pergunta desse post: Sua tarifa de energia é 24 horas ou dia e noite?

Todas as casas são tarifadas de 2 maneiras: Na primeira você tem uma tarifa diferente para o dia e outra para a noite e na segunda uma tarifa igual para as 24 horas do dia. Em geral para quem tem tarifa diferenciada o horário entre 23 e 06 da manhã é o ideal para se lavar roupas e fazer o uso mais intenso da energia porque o desconto chega a 50%, veja:

Tarifa diferenciada: Dia (0,1454) e noite (0,0720) por unidade. Esses valores são da minha última conta em janeiro no antigo apartamento onde tínhamos a Airtricity como fornecedora.

Quando mudamos logo descobrimos que a conta era 24 horas então fiquei com medo da conta vir nas alturas então parte para uma pesquisa onde liguei em todas as empresas de energia e consultei a tarifa. Fiz uma pechincha danada até descobrir o que eu já imaginava. A Airtricity tem a menor tarifa no fornecimento de energia elétrica.

As duas empresas mais em conta no final foram a ESB (mais tradicional e fornecedora da maioria das casas) e a Airtricity. Consultei o preço em uma empresa e liguei na outra tentando uma barganha e acabei conseguindo.

ESB  - Tafira 24 horas = 0,1727
Airtricity – Tarifa 24 horas = 0,1361

Para conseguir esse valor optei por um contrato de 12 meses. Nesse tempo não poderei cancelar mais posso mudar de casa a vontade então é tranquilo que estarei por aqui mesmo. Para chegar a esse valor optei ainda:

- Receber a conta somente por e-mail
- Débito automático
- Contrato de 12 meses
- Indiquei 1 ano

Se você não colocar a conta em debito automático pode ser que eles peçam um deposito de 300 euros que pode ser resgatado depois de 6 meses. Caso isso aconteça peça o land lord pra ligar usando os seus dados que ele não cobram esse deposito.

Você pode mudar de empresa fornecedora a qualquer momento mesmo sem autorização do dono da casa então vale a pena fazer uma pesquisa bem feita para se chegar ao menor valor que naquele momento foi esse. Para fazer essa pesquisa você precisa do MPRN que é o numero de registro do seu “padrão” digamos assim. Depois basta ligar nos “0800″ das empresas e chorar a melhor tarifa.

Quando você muda para uma casa que esta fechada deve procurar o dono para se registrar na empresa fornecedora. Se vocês não fizerem isso dentro de alguns dias chegará uma correspondência solicitando o cadastramento. O ideal é se cadastrar logo em seguida a mudança mais você pode aguardar a carta chegar para só depois se cadastrar pois a energia utilizada nesse período não se cobrada. Para se cadastrar ou trocar de empresa você vai precisar do MPRN como já disse e também da leitura atual que você pode ver no “padrão” ou solicitando ao dono da casa.

Então depois da choradeira por um desconto nossa primeira conta veio de 239 euros. Não é um valor barato considerando que na outra casa sempre vinha na casa dos 200 mas se analisarmos que a nossa casa é tarifa 24, ou seja, mais caro o valor ficou bem em conta. Para isso não usamos o sistema de aquecimento de jeito nenhum porque a casa é quentinha mesmo nos dias mais frios como tivemos recentemente. O pessoal dos outros apartamentos do prédio pagam sempre a conta na casa dos 500 euros ou mais. Não sei como eles fazem por lá mais conseguimos reduzir bem sem compararmos com eles.

Dica:    Existe um sistema em que empresa te manda um SMS avisando que a próxima conta esta quase fechando então você pode ligar e passar a leitura atual evitando a chamada “média”. Se você não receber essa mensagem antes do fechamento não tem problema basta ligar na empresa assim que receber a conta e passar os números que eles atualizam e geram uma nova fatura. Desse primeira conta o valor “estimativa” veio em 290 euros para 60 dias. Depois que conferimos o valor caiu para 239 para 65 dias. Esses 5 dias foram a diferença entre o fechamento e o dia que eu liguei pra passar a nova leitura.

About these ads

10 comentários sobre “Sua tarifa de energia é 24 horas ou dia e noite?

  1. Olá André!
    Então… gostei muito do post, mas tenho duvidas.
    Não consegui entender o que seria o “padrão” do MPRN; Como podemos saber que nao estamos sendo lesados e também a empresa saber se não está sendo lesada; Também não entendi o lance do “cadastro”.
    Abraço e parabéns pelo blog!

    • MPRN é o seu numero de registro na empresa … tipo seu numero de matricula então sempre que for fazer alguma coisa tem que falar esse numero.

      Sobre a leitura você tem que ligar na empresa sempre na véspera do vencimento da fatura para passar a leitura já que eles não vem até a casa e se deixar sem fazer a leitura correta a conta pode vir a mais ou a menos, é uma estimativa que eles fazem.

      Qualquer duvida é só retornar.

      Abraços

  2. Oi André! Nossa fornecedora é a ESB e temos a tarifa dia/noite, o que consideramos melhor pros nossos hábitos. Com o horário de verão, a tarifa da noite vai de meia-noite à 9h da manhã e é de 0,085. Já a tarifa do dia fica em 0,172. Quando há necessidade de usar o aquecimento, ligamos nesse horário reduzido e, como nosso flat é bem pequeno, mantém aquecido por todo o dia. Também conseguimos manter nossa conta num valor legal (120 euros pra 2 pessoas, pelos 60 dias), levando em consideração que TUDO é elétrico aqui em casa: fogão, chuveiro, aquecimento e os demais utensílios domésticos. Tem que pesquisar mesmo e levar em conta o que fica melhor em cada situação. Bjs pra vcs!

    • Ótimas dicas Janaína. Na nossa antiga casa a tarifa dia e noite era barata tambem mais nesse apartamento infelizmente só temos a opção 24 horas que deixa tudo mais caro …..

  3. Oie, muito legal sua matéria. O meu marido te passou um e-mail para saber sobre os cursos mas não teve resposta. Será que você recebeu? o nome dele é Elton Toledo.
    abraços

    • Olá Marta já estou em contato com ele.

      É que temos uma diferença de 4 horas no fuso então dependendo do horario enviado so no outro dia a tarde que vou responder, horario que estou na escola… enfim é apenas um detalhe…

      Aguardo o contato de vocês

  4. Mas eles não vão até a casa do cliente coletar leitura? Os clientes que passam por telefone pra evitar a média? Que louco.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s